25.4 C
Mossoró
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025
Por Vonúvio Praxedes
quarta-feira; 5 fevereiro - 2025

Reforma administrativa do Governo Fátima será movida por insatisfações, diz jornal

Governadora precisa atrair e consolidar uma base de apoios, que hoje só o PT não vai a lugar nenhum

Via Jornal AGORA RN/ Coluna Opinião – 1° de fevereiro

Até o presidente Lula da Silva (PT) abriu as discussões sobre as mudanças na Esplanada dos Ministérios, de olho em 2026. Lula pediu empenho aos ministros para que o governo ganhe as eleições. Aqui no Rio Grande do Norte, os desgastes do trio: Socorro Batista (Educação), Lyane Ramalho (Saúde) e Iris de Oliveira (Trabalho e Assistência Social) deixam a governadora Fátima Bezerra negativamente, em três áreas importantes.

Fátima precisa atrair e consolidar uma base de apoios, que hoje só o PT não vai a lugar nenhum, nem mesmo conseguia eleger um senador, pois o PT não tem nomes para encabeçar uma chapa de governador, sem aliados. A deputada federal Natália Bonavides já avisou que não topa a parada, e será candidata à reeleição. Na reforma, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) entam em discussões. Sílvio Torquato era adjunto de Jaime Calado até 2024. Não tem votos e nem respado de quem falou por ele: a FIERN. Já Gustavo Rosado Coelho é um técnico parecido com Iris de Oliveira. A Infraestrutura não tem obras para entregar, nem convênios co os municípios. Hoje se resume a emendas de deputados.

A situação da professora Socorro Batista na Educação só tem hoje um defensor árduo: o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco do PT. Combinado com ela, ele indicou quase todas as Direds no interior, e tem uma cota que nem a governadora Fátima sabe, de terceirizados nas Escolas Estaduais. Até as deputadas Isolda Dantas e Divaneide Basílio, ambas do PT, reclamam nos bastidores.

SOCORRO

Pesa contra a atua secretária de Educação motivos políticos e técnicos para continuar no cargo. Socorro tem desgastes com o SINTE e Sinsp-RN, sindicados da educação e trabalhadores da Administração Direta. Já na parte técnica, o Ideb do Rio Grande do Norte teve o pior desempenho do país no ensino médio. Essa foi a segunda vez seguida que o estado ficou com o pior desempenho do ensino médio na rede pública. Isso em um governo de uma professora, tendo outra professora como secretária é um desgaste enorme.

AMIGA

A secretária Iris de Oliveira, apagada desde o primeiro Governo Fátima e que vem a frente do Trabalho e Assistência Social teve apoios dos comissionados, que em sua maioria são militantes do PT na Sethas. Em épocas passadas, era uma pasta de fazer subir avaliãçoes de Governos como Garibaldi Filho e Wilma de Faria. Mensagens encaminhadas a Coluna Opinião, dizem que ninguém conhece Iris, nem pelo trabalho e nem chama holofotes em ação. Só para coinstar, ela é amiga da governadora e foi nomeada desde janeiro de 2019.

DIFERENÇA

Tanto em secretarias como em autarquiais nem sempre o cabeça consegue executar ações. O secretário Raimundo Alves colocou uma pessoa para ser praticamente o cabeça. Na pasta de Recursos Hídricos, o copentente Paulo Varela é um rei da Ingraterra. Quem comanda as perfurações de poços é Franki da Silva Souza, coordenador de Hidrogeologia, e indicado do deputado Francisco do PT. Já no Detran, quem menos manda é o Diretor Geral, Janielson Pereira. As principais coordenadores e chefias foram escolhidas a dedo pelo mandachuva da Casa Civil.

BASE

A governadora Fátima Bezerra se encontrou com o deputado federal João Maia, na inauguração do Costeira Palace Beach Resort All Inclusive, na Via Costeira. Ela quer a ex-prefeita Shilery Targino como secretária, já agora depois do Carnaval. A indicação seria do PP. Fátima postou várias fotos com o casal em seu instagram. Mas, o “modus operandi” de nomear o cabeça, e todos os auxiliares serem vozes petista, não combina com João e nem com Shirley.

FICA

O secretário Cadu Xavier continuará na Secretaria da Fazenda até o apagar das luzes do Governo Fátima. Ele vinha sendo rifado, pois não consegue pagar sequer os orçamentos básicos das secretarias. Mas, quem indicou ele foi Raimundo Alves, esse sim tem o poder sobre a Fazenda.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS