26 C
Mossoró
quinta-feira, 21 de novembro, 2024
Por Vonúvio Praxedes
quinta-feira; 21 novembro - 2024

Fechamento de agências bancárias em Caraúbas afeta economia local e expõe população a riscos

Além dos riscos à segurança, a paralisação dos serviços bancários acarreta uma série de problemas burocráticos e ao comércio local

Por Domário Alves/ Diário Político

A ausência de agências bancárias em Caraúbas, município com mais de 20 mil habitantes, tem gerado uma série de impactos negativos para a população e o comércio local. Recentemente, o fechamento da agência do Bradesco anunciado para setembro, foi um golpe duro para aposentados, pensionistas e outros clientes que dependiam de serviços essenciais. A migração forçada para o Banco do Brasil trouxe alguma esperança, mas essa também foi interrompida com a suspensão das operações da única agência restante na cidade.

A suspensão das atividades do Banco do Brasil a partir da segunda-feira (19/08), sem justificativas claras, levanta preocupações sobre a segurança e a logística financeira em Caraúbas. A alegação de manutenção técnica não ameniza os problemas enfrentados pela população, que agora se vê sem acesso adequado a serviços bancários. Comerciantes, que dependem do banco para o escoamento do fluxo de caixa, enfrentam dificuldades operacionais, enquanto os moradores ficam expostos a riscos como fraudes, golpes e até assaltos. A população foi orientada a buscar correspondentes bancários locais que possuem limitação de movimentação financeira, ou deslocamento para agência do BB em Apodi.

Informações obtidas pelo Diário Político dão conta que um problema estrutural na base de sustentação do prédio levou a interdição da agência. Uma nova avaliação de engenharia deverá acontecer nos próximos dias.

Além dos riscos à segurança, a paralisação dos serviços bancários acarreta uma série de problemas burocráticos, como o desbloqueio de contas, a alteração de senhas e a resolução de questões financeiras, prejudicando diretamente a rotina dos moradores.

REUNIÃO

Na quarta-feira, (21/08) foi realizada uma reunião na sede da CDL Caraúbas com a presença dos sindicatos bancários, da Prefeitura Municipal, do Presidente da Câmara de Vereadores e do Venerável Mestre da Loja Maçônica da cidade. Foram debatidas ações para evitar o fechamento definitivo do Banco Bradesco em Caraúbas, assim como a urgente necessidade de reabertura do Banco do Brasil.

Ficou decidido que será emitido um documento em conjunto com as entidades locais, a ser enviado às autoridades responsáveis pelas instituições bancarias, buscando assim, garantir o retorno mais breve possível destes serviços bancários essenciais à comunidade.

É inegável que em uma cidade do porte de Caraúbas com importância regional, a falta de uma instituição bancária em pleno funcionamento não apenas desorganiza a vida dos trabalhadores e empresários, como também ameaça o desenvolvimento econômico local.

Veja reportagem de Rállyson Nunes/TCM que ouviu Cassiano Gurgel, Presidente da CDL Caraúbas e um comerciante local.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS