O Circuito Potiguar – Transformando Tecnologia em Sustentabilidade é uma iniciativa da Natal Reciclagem, em parceria com a Circulare, Gracy Ambiental e Instituto Lixo Zero Brasil. Aprovado pelo Edital EAF 2025, o projeto busca fortalecer a educação ambiental, a inclusão social e a economia circular no interior do RN por meio da logística reversa de resíduos eletrônicos.
Com base em dados da ONU, que apontam mais de 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico geradas no mundo em 2022, o projeto atua para estimular o descarte correto e o reaproveitamento de eletroeletrônicos.
O lançamento acontece em Mossoró (26/11/2025) e Açu (03/12/2025), com ações entre março e maio de 2026, alinhadas ao calendário escolar.
Em Mossoró um evento será realizado às 9h da manhã no Salão Paroquial ao lado da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha – Bairro Santa Delmira.
Entre as atividades previstas estão:
•Implantação de PEVs permanentes em Mossoró e Açu;
•Mutirões de arrecadação de eletrônicos;
•Oficinas educativas para estudantes e professores;
•Capacitação de catadores e agentes ambientais;
•Seleção de bolsistas multiplicadores;
•Campanhas educativas em rádios, escolas e redes sociais.
A meta é arrecadar 10 toneladas de resíduos eletroeletrônicos e impactar 24 mil pessoas, contribuindo diretamente para os ODS 4, 11, 12, 13 e 17.
Todo o material recolhido será rastreado pela plataforma Circulare, com emissão de Certificados de Destinação Final (CDF). A Natal Reciclagem garantirá a manutenção dos ecopontos por quatro anos.
As escolas-polo serão:
- Mossoró: Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha
- Açu: Escola Municipal Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti
Com mais de 20 anos de atuação, a Natal Reciclagem é referência em logística reversa no RN e integra a Rede Circulare.
Sobre o Edital de Gestão de Resíduos Eletrônicos da EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) está destinando R$ 1 milhão em 10 projetos selecionados pelo edital de gestão de resíduos eletrônicos no Nordeste. As iniciativas, voltadas para a economia circular, educação ambiental e gestão responsável, vão beneficiar, ao todo, aproximadamente 50 cidades nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A ação está relacionada ao programa Siga Antenado, que instalou 5 milhões de novas parabólicas digitais no país entre 2024 e 2025 e promove a responsabilidade socioambiental por meio deste investimento nas iniciativas de descarte adequado de resíduos eletrônicos.
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.




