Início Estado Acordo de cooperação amplia pesquisas em energia eólica offshore no Rio Grande...

Acordo de cooperação amplia pesquisas em energia eólica offshore no Rio Grande do Norte

Parceria entre SENAI, Instituto Senai e Codern prevê a instalação de uma base de ensino e pesquisa em Areia Branca

0
11
foto: Senai/ divulgação

O Rio Grande do Norte deu mais um passo para consolidar sua liderança na transição energética. A governadora Fátima Bezerra acompanhou, nesta terça-feira (28), durante a 16ª edição da Feira Brazil Windpower, em São Paulo, a assinatura de um acordo de cooperação técnica e científica entre o SENAI-RN, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) para ampliação de projetos de pesquisa e educação voltados à energia eólica offshore.

O acordo prevê a cessão, em regime de comodato por 20 anos, de uma área da Codern no município de Areia Branca para a instalação de uma base tecnológica do SENAI. O espaço abrigará salas de aula, laboratórios e dispositivos de pesquisa voltados à geração de energia eólica no mar.

A governadora Fátima Bezerra destacou que a iniciativa coloca o Rio Grande do Norte novamente na vanguarda do setor de energia. “Imagine o ganho disso para Areia Branca, para o Rio Grande do Norte, o Nordeste e o Brasil”, comentou.

A nova base de apoio será utilizada para atividades como a coleta de dados de vento, ondas e marés, além do desenvolvimento de tecnologias de transmissão de energia em condições subaquáticas. O início das atividades de qualificação profissional está previsto para o próximo ano.

De acordo com o SENAI-RN, a base será utilizada para gerenciar a implantação da planta-piloto de energia eólica offshore, o primeiro projeto do tipo no Brasil a receber licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Nós estamos projetando um espaço para o gerenciamento da implantação da nossa planta-piloto e para que possamos não só intensificar pesquisas, mas também capacitar pessoas e empresas”, disse Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do ISI-ER.

O diretor-presidente da Codern, Paulo Henrique Macedo, afirmou que a parceria marca um novo capítulo para a companhia. “A Codern não apenas apoia, mas participa ativamente dessa iniciativa, reforçando seu papel como parceira estratégica no desenvolvimento sustentável e tecnológico do estado”, disse.

O projeto da planta-piloto do SENAI-RN prevê a instalação de dois aerogeradores a cerca de 20 quilômetros da costa, com potência combinada de 24,5 megawatts (MW), a cerca de 15 a 20 quilômetros da costa, em águas de 7 a 8 metros de profundidade.

A energia gerada abastecerá o Porto-Ilha de Areia Branca, substituindo o uso de combustíveis fósseis e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. “O Porto-Ilha será o primeiro porto do Brasil a operar 100% com energia renovável”, afirmou Rodrigo Mello.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta