28 C
Mossoró
terça-feira, 7 de outubro, 2025
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 7 outubro - 2025

Ubaldo, Adjuto e Isolda tratam de regularização fundiária, seca e defesa da UERN

A UERN é a instituição mais importante para o desenvolvimento do interior do estado", disse Isolda

PUBLICIDADEspot_img

Os deputados Ubaldo Fernandes (PSDB), Adjuto Dias (MDB) e Isolda Dantas (PT) se pronunciaram dentro do horário destinado às lideranças, durante a sessão plenária desta terça-feira (7), abordando temas relacionados à regularização fundiária, estiagem no estado e defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ubaldo Fernandes apresentou uma prestação de contas das ações recentes do mandato e relatou reunião com o superintendente do Incra no estado, Adans Rayne, e representantes do assentamento Zumbi, em Rio do Fogo. O encontro, segundo o parlamentar, tratou da cobrança de 72 famílias pela titularização das terras e reconhecimento da posse. “O título dará mais confiança jurídica aos proprietários”, afirmou, destacando que o Incra se comprometeu a apoiar a agilidade do processo.

O deputado também mencionou a autorização do órgão para a construção de uma quadra esportiva em um assentamento no município de Eloi de Souza, obtida por meio de um edital de uma instituição europeia, e a sanção da lei de sua autoria que reconhece a Igreja Sagrada Família, no bairro das Rocas, como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte. “A igreja, que completou 100 anos, é um espaço de acolhimento e convivência comunitária que pertence a todo o estado”, afirmou.

Dando prosseguimento, Adjuto Dias chamou atenção para a gravidade da seca que atinge o Rio Grande do Norte, lembrando que 88% dos municípios estão em situação de emergência e 45% deles dependem do abastecimento por carros-pipa. O parlamentar criticou a demora do governo em decretar a emergência e cobrou medidas concretas de enfrentamento. “Falam em instalação de cisternas e poços, mas não temos notícias de ações como concessão de feno subsidiado. É preciso sensibilidade, porque a falta de apoio prejudica pequenos agricultores e pecuaristas”, destacou.

Por fim, a deputada Isolda Dantas, rebateu críticas à UERN, classificando-as como tentativas de desqualificar a universidade. “Quem faz isso, faz por maldade ou desconhecimento. A UERN é a instituição mais importante para o desenvolvimento do interior do estado e uma máquina de realizar sonhos dos filhos da classe trabalhadora”, disse. Ela ressaltou que mais de 60 mil pessoas já se formaram pela instituição e reafirmou a defesa da universidade e da educação pública. A parlamentar também convidou para o lançamento do edital de duplicação da BR-304, que ocorrerá na próxima sexta-feira (10).

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS