No sábado (4), a Prefeitura de Mossoró levará à comunidade Piquiri, zona rural de Mossoró, as oficinas do processo de revisão e alteração do Plano Diretor do município. A ação ocorrerá na Escola Municipal Jerônimo Rosado, das 14h às 17h.
As oficinas estão distribuídas em 15 polos, sendo 10 urbanos e 5 rurais, formados a partir do agrupamento de bairros e comunidades com características semelhantes. A proposta busca descentralizar as discussões e facilitar a participação da população de todas as regiões.
Esse momento procura colher a percepção popular sobre três grandes eixos: Políticas Setoriais, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. A participação da sociedade é considerada essencial para garantir que o novo Plano Diretor traduza as reais demandas da cidade e da zona rural.
O Plano Diretor orienta o crescimento urbano e territorial de Mossoró, abrangendo uso do solo, mobilidade, habitação, meio ambiente, infraestrutura, patrimônio histórico e desenvolvimento rural. Sua atualização, prevista pelo Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257/2001), que determina revisões periódicas a cada dez anos, garantindo que o planejamento urbano acompanhe as novas demandas da população.
O calendário aprovado pelo Núcleo Gestor, responsável pelo acompanhamento do trabalho, definiu 45 oficinas a serem realizadas entre setembro e outubro, nos territórios urbano e rural. Ainda segundo o cronograma, as oficinas na zona rural ainda serão realizadas nas comunidades Hipólito (dia 11), Lorena (dia 18) e Jucuri (dia 25).
Cronograma de oficinas:
https://prefeiturademossoro.com.br/storage/files/21/RESOLUÇÃO Nº 01-2025 – CALENDÁRIO DAS OFICINAS E AUDIÊNCIAS.pdf