29 C
Mossoró
quinta-feira, 25 de setembro, 2025
Por Vonúvio Praxedes
quinta-feira; 25 setembro - 2025

Reitora Cicília Maia é reconduzida em Assembleia Universitária e celebra avanços da UERN

Pela primeira vez, a escolha da Reitoria ocorreu sem a necessidade de lista tríplice

PUBLICIDADEspot_img

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inicia nesta semana uma série de eventos em comemoração aos seus 57 anos de fundação. Em entrevista ao programa Cenário Político da TCM, a reitora Cicília Maia destacou que as celebrações marcam não apenas a história da instituição, mas também conquistas recentes, como o fortalecimento da autonomia universitária e a ampliação da assistência estudantil.

“Houve todo um trabalho que não é um trabalho do tempo presente, do tempo de hoje, nem dos últimos quatro anos. É o trabalho de toda uma história… de 57 anos”, afirmou Cicília. A programação inclui a instalação do Governo do Estado na Reitoria da UERN, nesta quinta-feira (25), além de sessões solenes na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa, visitas a obras e o tradicional espetáculo Auto da Liberdade.

Reconhecimento e honrarias

Durante a Assembleia Universitária, no domingo (28), serão entregues títulos e medalhas a personalidades que contribuíram para a educação, a cultura e o meio ambiente.

Confira abaixo os homenageados com os títulos honoríficos:

Doutor Honoris Causa: Maurizélia de brito silva, Zelinha
Professor Honoris Causa: Geraldo Maia
Professor Emérito: Glaudionora da Silveira
Diploma de Mérito Administrativo: Marileide Costa

Medalha da Abolição

Durante a Assembleia Universitária, também será entregue a Medalha da Abolição de 2025, que terá como tema “Liberdade e Sustentabilidade: pela preservação da vida e do planeta”. Serão agraciados o Prof. Dr. Maurício de Oliveira (in memoriam), o Prof. Dr. Ramiro Camacho e Josefa Avelino Cunha, a Zefa da Acrevi.

“É um momento de reconhecimento a muitas pessoas valorosas da nossa universidade e da sociedade”, ressaltou a reitora.

Recondução sem lista tríplice

A Assembleia Universitária também marcará a posse para o novo mandato da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas. Pela primeira vez, a escolha ocorreu sem a necessidade de lista tríplice, prática superada após mudança aprovada em parceria com o governo estadual. “Isso fortalece a democracia da nossa instituição. Agora prevalece a vontade da comunidade”, destacou Cicília.

Avanços e desafios

Nos últimos quatro anos, a UERN ampliou a assistência estudantil, saltando de R$ 400 mil para R$ 15 milhões em investimentos. A reitora citou ainda serviços prestados à sociedade, como o ambulatório de feridas, o núcleo de prática jurídica e as atividades culturais promovidas em parceria com o Banco do Nordeste.
“Nossa missão é formar cidadãos críticos, e isso passa também pela arte, pela cultura, pelo esporte e pela extensão universitária”, disse.

Para o próximo mandato, Cicília defende a continuidade do fortalecimento da assistência estudantil, a ampliação de bolsas e auxílios, e a busca por novas parcerias que garantam a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Também reafirmou o compromisso com a repactuação da autonomia da UERN:
“Passamos 53 dos 57 anos sem autonomia. Ainda temos lacunas históricas a serem resolvidas, mas seguimos vencendo etapa a etapa”.

Obras e perspectivas

Entre os projetos em andamento está a revitalização do antigo Clube Acel, no centro de Mossoró, com previsão de entrega em 2026. O espaço deve se tornar uma vitrine de projetos de ensino, pesquisa e extensão, abrigando atividades culturais, esportivas e educacionais.

“É uma obra que desperta memórias afetivas na população e será devolvida à cidade como um espaço plural e moderno”, enfatizou a reitora.

A Assembleia Universitária será realizada no domingo (28), às 9h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró, com transmissão da TCM.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS