No próximo sábado, 27 de setembro, a comunidade de Serra do João do Vale, em Triunfo Potiguar (RN), recebe o lançamento do documentário Messiânicos, dirigido pelo jornalista e radialista Tarcio Araújo. A obra, de 23 minutos, resgata a saga do beato Joaquim Ramalho, líder de um movimento messiânico ocorrido em 1899 nos sertões do Rio Grande do Norte, até então pouco estudado pela historiografia.
O documentário reúne depoimentos de descendentes do beato, moradores da comunidade, além de pesquisadores e historiadores. A programação tem início às 19h, na quadra de esportes da comunidade, com apresentações culturais de grupos musicais, teatrais e de cordel, antecedendo a exibição do filme.
Segundo o diretor Tarcio Araújo, “o documentário é um momento de resgate histórico das tradições e da memória do povo da Serra do João do Vale. Ao trazer esse episódio que por mais de cem anos ficou à margem da historiografia, buscamos valorizar a identidade local e, ao mesmo tempo, abrir caminhos para que a comunidade ganhe mais visibilidade cultural e turística.”
Realizado com apoio do projeto BNB Cultural e do coletivo Telão Cultural, Messiânicos já teve uma pré-estreia no Fórum do Cangaço, em Mossoró, e agora chega ao público da Serra do João do Vale.
Programação
18h Abertura
18:20 Alerrandro do acordeon e trio pé de serra local
18:30 Peça teatral com alunos da escola municipal Manoel Felinto, da própria localidade.
19h Grupo Imburana Mororó com apresentações de cordel, flauta, poesia e música regional
19:30 formação de mesa/ falas e apresentação dos personagens do documentário.
19:50 Apresentação de vídeos da comunidade
20h Exibição do documentário Messiânicos.
20:30 Música regional ao vivo para oa presentes
21h Encerramento