A Região Oeste do Rio Grande do Norte recebe, entre os dias 22 e 26 de setembro, uma das maiores mobilizações nacionais voltadas à fiscalização das atividades profissionais do país. Esta será a 7ª edição da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização (FTNF), uma ação conjunta dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), capitaneados pelo Confea.
Durante cinco dias, cerca de 60 agentes de fiscalização de 16 estados, além do próprio Confea, visitarão cerca de 400 usinas fotovoltaicas e eólicas. O principal objetivo da operação é reforçar a fiscalização com ênfase nas unidades geradoras de energias renováveis.
O Crea-RN foi escolhido para sediar a ação devido à vocação do nosso estado na produção desse tipo de energia. O caráter preventivo deste mutirão de fiscalização visa padronizar as ações nesses equipamentos e tem gerado muitas oportunidades para os profissionais da engenharia, agronomia e geociências.
O presidente do Confea, engenheiro Vinicius Marchese, explica que a Força-Tarefa busca aprimorar a fiscalização. “A cada ação, evoluímos mais, e nosso objetivo é padronizar os procedimentos. Estamos intensificando a afirmação de que cada serviço de Engenharia, Agronomia e Geociências deve ser realizado por responsáveis técnicos”, afirma.
Desde sua criação em 2024, a FTNF já passou por diversas regiões do país, como Salvador (BA), Rondon (PA), Boa Vista (RR), Belém (PA), Campinas (SP) e Sinop (MT). Ainda em 2025, a Força-Tarefa deve chegar ao Maranhão.