Início Mossoró Santuário de Santa Luzia poderá colocar Mossoró no mapa do turismo religioso...

Santuário de Santa Luzia poderá colocar Mossoró no mapa do turismo religioso nacional

Nova pesquisa da UERN e CDL, com apoio da Diocese, vai avaliar a viabilidade de construir um Santuário para a Padroeira mossoroense

0
13
Professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da FACEM/UERN - foto: Diário Político

Uma nova pesquisa socioeconômica, conduzida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e com o apoio da Diocese de Mossoró, busca avaliar a viabilidade da construção de um Santuário dedicado a Santa Luzia, padroeira da cidade.

Segundo entrevista no Cenário Político/TCM, professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN, afirmou que o levantamento pretende atualizar os dados colhidos em 2019, trazendo informações sobre o perfil dos devotos, suas expectativas e o impacto potencial da obra para o turismo religioso e para a economia local.

“O objetivo é que a decisão pela construção seja tomada a partir do povo, de forma independente de influências políticas, como uma bandeira da própria comunidade católica”, destacou Cavalcanti.

A proposta é transformar Mossoró em referência de turismo religioso permanente, ampliando a movimentação econômica da cidade não apenas no período da festa da padroeira, mas durante todo o ano. Experiências de outros municípios, como Santa Cruz com o Santuário de Santa Rita de Cássia, reforçam o potencial de Mossoró para receber um equipamento desse porte.

O professor lembrou que a cidade já possui terreno destinado ao projeto e que a pesquisa servirá de termômetro para a Diocese traçar estratégias de engajamento popular e arrecadação. A expectativa é que, assim como ocorreu em Natal na construção da nova Catedral Metropolitana nos anos 1980, a mobilização comunitária seja fundamental.

Ainda conforme Cavalcanti, a iniciativa busca dotar Mossoró de um espaço capaz de fortalecer a fé, promover acolhimento espiritual e, ao mesmo tempo, consolidar o município no mapa do turismo religioso nacional.

A Festa de Santa Luzia de 2025 será lançada nesta sexta-feira, (19/9) às 19h, no auditório do Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta