O policial penal, jornalista e escritor Márcio Morais lançou sua mais nova obra: “Pedro Rocha: a história de um dos mais temidos assaltantes de bancos do Nordeste”. O autor participou do programa Cenário Político TCM, nessa sexta-feira (12), e falou sobre a trajetória do livro, construído a partir de ampla pesquisa com policiais, delegados, familiares e vítimas.
Segundo Márcio, a motivação para escrever a obra surgiu ainda em 2019, quando exercia a função de diretor do Complexo Penal de Mossoró e recebeu Pedro Rocha como preso.
“Eu disse: eu vou escrever um livro com Pedro Rocha para mostrar que o crime não compensa. Ele foi capa de jornais durante anos, impulsionou muitos jovens a entrar no mundo do crime, mas chegou debilitado, sem advogado, sem estrutura alguma”, relatou.

De temido assaltante a aposentado do INSS
O livro resgata a trajetória de Pedro Rocha, desde a juventude em Janduís até o auge como líder de um grupo que sitiava cidades e desafiava autoridades em vários estados do Nordeste.
“Pedro assaltou praticamente 100 bancos e carros-fortes. Hoje vive de um auxílio-doença do INSS, pega remédios na farmácia popular e mora de aluguel”, contou Márcio.
O escritor destacou que Rocha não se envolvia diretamente em homicídios, preferindo apenas os roubos. “Ele dizia que o negócio dele era banco, principalmente Banco do Brasil, e que não gostava de matar”, relatou.
Vida dupla
Márcio também revelou curiosidades sobre a vida paralela do criminoso, que em Camacã, na Bahia, era conhecido como “Seu Chico das Redes”.
“Ele praticava assaltos no Nordeste e voltava para a Bahia, onde vendia redes, toalhas e lençóis em feiras livres. Chegou a prestar queixa na delegacia quando foi assaltado, mostrando a vida dupla que levava”, contou.
Prisão domiciliar e solidão
Atualmente, Pedro Rocha cumpre pena em regime domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica.
“Ele é condenado a cerca de 150 anos de prisão, mas por causa dos problemas de saúde vive em casa, sozinho, doente e ainda com muita cadeia a cumprir. É um final muito triste”, afirmou Márcio.
Mensagem para os jovens
O autor reforçou que o objetivo do livro é pedagógico.
“Esse livro é bom para aquele pai que tem um filho rebelde. Presenteie. É a prova de que o crime não compensa. O grupo de Pedro Rocha teve 70, 80 integrantes: ou morreram, ou estão presos”, frisou.
Além desta obra, Márcio prepara novos projetos, como “Ecos do Cárcere”, que contará a história de mulheres envolvidas no tráfico de drogas.
O livro “Pedro Rocha” está disponível para compra no site portrasdasgrades.com.br ou no (84) 99662-4050. Parte da renda das vendas será destinada ao próprio Pedro Rocha como forma de auxílio.