A Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – participou do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos: 1º Ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). O encontro aconteceu de 9 a 11 de setembro, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília.
A instituição foi representada pelo Dirigente Municipal de Educação (DME) de Natal/RN e membro do Conselho Nacional de Representantes (CNR), Aldo Fernandes, que também compôs a mesa de abertura; pela DME de Bonito/PE, Maria Elza Silva, e pela coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista. Representantes da Undime na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (Cnaeja) também participaram do evento.
O objetivo do seminário, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) foi avaliar o primeiro ano da implementação do Pacto EJA e identificar ações necessárias para o fortalecimento da modalidade.
Também estiveram presentes no Seminário, o presidente da Undime Região Nordeste e presidente da seccional RN, Petrúcio Ferreira, DME de Goianinha/RN; a presidente da Undime/RJ e DME de Nova Iguaçu/RJ, Virgínia Rocha; o presidente da Undime/MT, Sílvio Fidélis, DME de Nobres/MT; e Érica Benício de Melo, DME de Domingos Mourão/ PI e presidente da Undime/ PI.
Na abertura, o DME de Natal/RN, professor Aldo Fernandes, destacou a importância de ações práticas e políticas contundentes para fortalecer a EJA no país.
Segundo ele, é fundamental criar estratégias que dialoguem com a realidade dos estudantes, muitos deles trabalhadores que conciliam jornadas intensas com a vida familiar. “Estamos saindo das salas de aula e indo para outros ambientes não escolares, despertando a atenção e o interesse de quem, muitas vezes, não consegue frequentar a escola. Essa é a busca ativa”, afirmou.
Fernandes ressaltou ainda a relevância de construir coletivamente, junto às representações de classe, caminhos que permitam aos alunos ocupar postos no mercado de trabalho. “Saio satisfeito porque sei que teremos um documento que aponta soluções práticas para a educação de jovens, adultos e idosos no Brasil”, completou.
Durante o lançamento dos Cadernos EJA Ensino Médio, a professora Maria Elza Silva, Dirigente Municipal de Educação de Bonito/PE, destacou que é o momento para reafirmar a luta em defesa da modalidade. Segundo ela, os profissionais e aqueles que trabalham diretamente com a pauta têm a convicção de que será possível avançar nas conquistas. “O lançamento desses materiais representa, sobretudo, um apoio aos profissionais que estão em nossas salas de aula”, afirmou.
Maria Elza ressaltou ainda que a Educação de Jovens e Adultos não pode ser tratada como uma simples extensão do ensino fundamental, mas sim a partir de uma proposta pedagógica que atenda às reais necessidades dos estudantes. Por fim, reforçou a importância de fortalecer instituições e iniciativas que trabalham em favor de uma educação de jovens e adultos sustentável, equânime e qualificada para todos.
Os novos Cadernos EJA Ensino Médio têm como objetivo oferecer às escolas um material didático de caráter interdisciplinar, que possa ser utilizado de forma flexível pelas redes de ensino, considerando as especificidades de cada localidade e sua proposta pedagógica.
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Esse material serve como apoio para o fortalecimento dos projetos político-pedagógicos das escolas no que diz respeito ao ensino médio na EJA. Os cadernos interdisciplinares abrangem conhecimentos de diversas áreas e estão fundamentados na metodologia baseada na tríade: conhecer, pesquisar e intervir.

 
                                    



