A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) e a Subseção em Mossoró, emitiram alerta sobre golpes praticados por criminosos que utilizam nomes e dados de profissionais da advocacia para enganar pessoas e aplicar fraudes. O problema vem sendo enfrentado pela entidade em parceria com os tribunais, a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública.
No estado, as denúncias estão sendo investigadas pela Polícia Civil, sob a coordenação do delegado Felipe Botelho. A OAB/RN reforça que é fundamental que os advogados registrem Boletim de Ocorrência sempre que tiverem seus nomes indevidamente utilizados. Além disso, a Ouvidoria da OAB/RN está recebendo denúncias e divulgando informações sobre a forma de atuação dos golpistas.
De acordo com a entidade, a orientação é voltada tanto para advogados quanto para clientes:
- Aos advogados, recomenda-se monitorar o uso de seus nomes, manter canais oficiais de contato e nunca compartilhar dados sensíveis de clientes por aplicativos de mensagens.
- Aos clientes, a principal recomendação é desconfiar de contatos urgentes que envolvam pedidos de dinheiro e sempre confirmar a identidade do advogado no site oficial da OAB: confirmadv.oab.org.br.
A Subseção da OAB em Mossoró destacou ainda que vem atuando em conjunto com a Seccional potiguar para orientar profissionais e conscientizar a sociedade sobre o risco desses golpes.
“Juntos, podemos combater esse crime e proteger a advocacia e a sociedade”, destacou a entidade em nota.
