30 C
Mossoró
sexta-feira, 5 de setembro, 2025
Por Vonúvio Praxedes
sexta-feira; 5 setembro - 2025

Senadora Zenaide destaca saúde básica, defende mais investimentos aos municípios e aliança com Allyson para 2026

Senadora lembrou que tem destinado emendas a todos os municípios do RN; reforçou ainda candidatura a reeleição

PUBLICIDADEspot_img

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou, em entrevista ao programa Cenário Político da TCM nessa quinta-feira (4), que seu mandato tem priorizado investimentos na atenção básica de saúde, considerada por ela “o alicerce” do sistema público. Em agenda no Alto Oeste e em Mossoró, Zenaide participou da inauguração de unidades básicas de saúde (UBSs) em Pau dos Ferros e na comunidade Boa Fé, zona rural mossoroense.

Segundo a parlamentar, em parceria com a Prefeitura de Mossoró, já estão garantidas 15 UBSs, que devem ser entregues até o fim do ano:

“Não quero nenhuma unidade funcionando em casas alugadas. Saúde primária é onde se vacina, faz pré-natal, cuida do idoso, do hipertenso, do diabético. É ali que se salva vidas”, declarou.

Ela ressaltou que algumas unidades terão atendimento estendido até 19h, para garantir acesso a trabalhadores, além de incluir consultórios odontológicos.

Ações municipalistas

Zenaide lembrou que tem destinado emendas a todos os municípios do RN, contemplando ambulâncias, equipamentos para agricultura familiar e obras como passagens molhadas, que facilitam o escoamento da produção e o acesso a serviços básicos em áreas rurais. “Se o agricultor não pode vender o que colhe porque a ambulância ou o transporte escolar não passa, a comunidade fica isolada. Isso é prioridade”, afirmou.

Atuação em Brasília

No plano nacional, a senadora destacou pautas de que é relatora ou autora, como a PEC 79, que limita juros de cartões de crédito e cheque especial a até três vezes a taxa Selic, e a PEC 44, que vincula percentual da receita corrente líquida para segurança pública.

Ela também defendeu a PEC 66, que renegocia dívidas de precatórios de municípios e estados, classificando-a como essencial para dar “fôlego às gestões locais”:

“Chamam de PEC do calote, mas não é calote. Vai pagar. O que precisamos é garantir que saúde, educação e segurança não fiquem sem recursos.”

Zenaide criticou ainda o sistema tributário, cobrando a taxação de lucros e dividendos: “O Brasil é o único país do mundo que não cobra. Enquanto isso, quem ganha pouco paga muito”.

Emendas sociais e educação

A senadora destacou repasses a APAEs, abrigos de idosos, associações de deficientes visuais e instituições como a Casa Durval Paiva e o Instituto dos Cegos. Na área da educação, disse já ter destinado R$ 23 milhões aos institutos federais do RN, além de recursos para a UFERSA e UERN.

Política e eleições

Zenaide confirmou que permanece no PSD, partido que preside no RN, e reforçou a parceria com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil):

“Conheci Allyson em 2018, na UFERSA, e vi nele um jovem com olhar diferenciado para ajudar seu município. Não costumo soltar a mão de parceiros.”

Questionada sobre 2026, a senadora reafirmou que disputará a reeleição ao Senado Federal, mas manteve cautela sobre alianças e cenários: “Este ano é de trabalho. Política é dinâmica, mas minha prioridade é continuar servindo ao povo potiguar”.

ASSISTA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS