O vereador Petras Vinícius (PSD) está em Brasília para garantir investimentos no fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência.
Em reunião com a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), protocolou solicitação de emenda parlamentar impositiva destinada à capacitação de profissionais do CAPS Infantojuvenil, do SUS e do SUAS.
O objetivo é claro: preparar as equipes que atuam diretamente com crianças e adolescentes para enfrentar os riscos da adultização precoce, agravados pelo uso cada vez mais cedo das redes sociais e pela exposição indevida a conteúdos que comprometem a saúde física, psicológica e emocional.
“Não basta criar um grande programa nacional se as equipes da ponta não estiverem prontas. É preciso prevenir a adultização, mas também tratar suas vítimas. Quem faz isso são os servidores municipais, e os municípios não têm recursos em caixa para preparar essas equipes. É urgente garantir a destinação imediata de verbas para que as redes existentes possam atuar com eficácia”, defendeu Petras.
A proposta reforça que o combate à adultização infantil não se faz apenas com discursos, mas com recursos, capacitação e ação concreta, valorizando os profissionais que estão no dia a dia com as famílias.