UPA Edivan Secundo Lopes – Um sonho sonhado por lajenses, capitaneado pela gestão Felipe Menezes (MDB) em Lajes que finalmente se materializa após cerca de 15 anos de abandono do equipamento por gestões passadas. Obra paralisada em 2010 após inconsistências na prestação de contas verificada pela Caixa Econômica Federal que alocou na ocasião R$ 1,7 milhão de reais.
A unidade de Pronto Atendimento (UPA) sai do papel e das promessas não cumpridas por antigos gestores para ser inaugurada nesta sexta (29) pelo prefeito Felipe Menezes (MDB) e Governadora do estado Fátima Bezerra (PT), o secretário de saúde do estado; Alexandre Motta, a secretária de saúde do município de Lajes; Lillyane Meneses e demais autoridades e representantes públicos.
“O equipamento já se encontrava em fase de deterioração em razão do abandono. Tivemos que destravar o antigo contrato junto à Caixa, fizemos um esforço muito grande. Foi uma luta árdua, quase impossível. A gestão teve que aportar cerca de um R$ 1 milhão em recursos próprios para retomar as obras, e ainda tivemos o suporte de recursos federais”, conta a secretária de saúde de Lajes, Leyllane Menezes.
A nova unidade abre as portas oficialmente para o atendimento à população de lajense e região a partir do dia (01) de setembro. Com a abertura da UPA de Lajes a prefeitura reposiciona a rede de assistência à saúde, atendendo as novas diretrizes do SUS que preconizam mais eficiência e sustentabilidade na prestação do serviço. Desse modo os recursos municipais, sejam de receita própria ou fruto de parcerias federais e outros convênios voltados à saúde, passarão a ser aplicados na manutenção e funcionamento da nova unidade que está pronta com estrutura moderna e equipamento de ponta para ofertar serviços de urgência e emergência, elevando o município de Lajes aos padrões de reconhecimento nacional como polo regional na saúde pública e referência nesse tipo de atendimento.
INFORMAÇÕES GERAIS NOVA UPA
A unidade de pronto atendimento de Lajes Edivan Secundo Lopes, obedece aos critérios de perfil tipo (01) do Sistema Único de Saúde. Tem capacidade para ofertar 150 atendimentos diários num primeiro momento, com serviços de suporte laboratorial, raio-X e eletrocardiograma, entre outros. “Muito feliz com essa entrega e com a concretização desse antigo sonho de todos os lajenses. E agora a nossa projeção é ampliar o suporte para torná-la em breve uma unidade tipo (02), e assim ampliarmos a escala de serviços ao povo de Lajes e região”, celebra o prefeito Felipe Menezes.
A UPA de Lajes também agrega em sua estrutura uma base fixa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), disponível ao atendimento da população.