29 C
Mossoró
quinta-feira, 21 de agosto, 2025
Por Vonúvio Praxedes
quinta-feira; 21 agosto - 2025

Governo do RN inaugura leitos e centro de parto no Hospital da Mulher em Mossoró

Unidade consolida-se como referência materno-infantil para os municípios do Oeste, Alto Oeste e do Vale do Açu

PUBLICIDADEspot_img

A saúde pública do interior potiguar deu mais um salto de qualidade nessa quarta-feira (20). O Governo do Estado inaugurou a área de obstetrícia do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, com o centro de parto normal, 34 leitos e outras novas estruturas. Com isso, o Hospital da Mulher passa a realizar partos e consolida-se como referência materno-infantil para os municípios do Oeste, Alto Oeste e do Vale do Açu.

“Após assumir em 2019 levamos 12 meses para ajustar todos os entraves que encontramos na obra, que estava só com 23% executada. Entregar esse espaço ampliado e estruturado, garantindo partos humanizados, é um momento singular, porque o que estamos fazendo hoje no Hospital da Mulher significa, acima de tudo, cuidar das mulheres e crianças, cuidar de gente”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Em Mossoró, Governo inaugura leitos e centro de parto no Hospital da Mulher – foto: Carmem Felix

No total, Governo entregou 10 leitos neonatais, sendo cinco de UTI e cinco de cuidados intermediários; o centro de parto normal, com seis suítes PPPs (pré-parto, parto e pós-parto imediato); sala de parto normal para gestações de alto risco, 12 leitos de alojamento conjunto (para o binômio bebê e puérpera); 12 leitos para gestantes de alto risco e sala cirúrgica para as cesarianas necessárias. “A gestão iniciou em 2019 com 160 leitos de UTI e agora chega a 289 leitos, isso é um orgulho. É a saúde presente no dia a dia das pessoas, mesmo com todas as dificuldades “, apontou Alexandre Motta, titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A inauguração se dá três meses após a abertura da UTI adulta feminina, que se somava então a serviços como as urgências ginecológica e pediátrica, que está incluindo o serviço de cirurgia, que até então nunca tinha sido ofertado na região. “Esse hospital representa a interiorização da saúde e, ainda mais importante, por ser um cuidado voltado às mulheres e crianças. É um momento que entra para a história”, completou o prefeito Souza Neto, de Areia Branca.

Em Mossoró, Governo inaugura leitos e centro de parto no Hospital da Mulher – foto: Carmem Felix

Para a abertura dos novos serviços neste momento, a Sesap convocou 147 profissionais de saúde de níveis técnico e superior, além de ter conduzido outros processos de contratação de profissionais, por meio de prestadoras de serviços, desde a expansão do pessoal de apoio até mão de obra médica, e contado com o apoio da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (APAMIM)/Maternidade Almeida Castro. “Esse momento coroa o trabalho nesses pouco mais de dois anos. Foi um processo grande e temos que manifestar gratidão a todos os envolvidos nessa abertura com a garantia de um serviço de qualidade”, destacou Elenimar Bezerra, diretora-geral do Hospital da Mulher.

Durante o evento de abertura dos serviços, a deputada estadual Isolda Dantas anunciou a apresentação de um projeto de lei para o centro de parto normal do Hospital da Mulher passar a ter o nome da parteira Luzia Mercês do Amaral, mãe da governadora Fátima Bezerra, que atuava no interior da Paraíba na assistência gratuita às grávidas. “É uma homenagem justa e digna. Esse hospital aqui é fruto da luta das mulheres que queriam sua saúde de forma integral e, como cidadã potiguar, tenho um orgulho imenso”, disse a deputada.

Também estiveram presentes no evento a reitora da Universidade Estadual do RN, Cicilia Maia, o vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Nildo Dias, a secretária-adjunta de Saúde Leidiane Queiroz, o secretário-adjunto do Gabinete Civil Ivanilson Maia e Egislandia Senq, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, entre outros gestores de saúde da região e equipe técnica da Sesap.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS