Durante o horário destinado às lideranças partidárias na sessão plenária dessa quarta-feira (6), os deputados Adjuto Dias (MDB) e Neilton Diógenes (PP) abordaram a economia e a gestão pública no Rio Grande do Norte. Primeiro a se pronunciar, Adjuto Dias manifestou preocupação com a decisão do governo dos Estados Unidos de impor tarifas sobre a importação de pescado brasileiro, e destacou o atum, produto do qual 80% da produção potiguar é exportada para o país norte-americano. Segundo o parlamentar, a medida afeta diretamente produtores, pescadores e famílias do setor.
“É preciso que o Governo Federal atue com seriedade para reverter essa situação. Quem está pagando a conta é a classe produtiva”, afirmou. Ainda em seu pronunciamento, o deputado criticou o não pagamento de suas emendas parlamentares por parte do Governo do Estado. Ele relatou que, até agora, recebeu apenas uma emenda de R$ 120 mil. “Nenhuma das prioridades que elenquei foi atendida. Isso parece uma retaliação à minha atuação parlamentar”, declarou.
Já o deputado Neilton Diógenes celebrou o desempenho do município de Santa Cruz na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública de 2025. A cidade alcançou 97,11 pontos de índice e, por isso, recebeu o selo Diamante, reconhecimento concedido às gestões com alto grau de transparência. O parlamentar parabenizou a prefeita Aninha de Cleide e destacou que, com menos de um ano de mandato, ela tem demonstrado compromisso e responsabilidade com os recursos públicos. “É um exemplo de gestão eficiente que deve inspirar outros municípios”, concluiu.