A Festa do Bode 2025 terá uma novidade nesta 25ª edição da maior caprifeira do Rio Grande do Norte. O evento, que ocorrerá de 7 a 10 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá, terá a exposição com cerca de 40 animais da raça Guzerá, entre matrizes e reprodutores de alto padrão genético, incluindo exemplares premiados em pistas de julgamento e em torneios leiteiros no Rio Grande do Norte.
Essa será a primeira participação oficial da ANCG na Festa do Bode, marcando o início de uma presença mais forte da raça no Oeste potiguar. A presença dos animais ocorrerá em pavilhões montados pela organização do evento, dentro da estrutura da Festa do Bode, possibilitando ao público conhecer de perto as qualidades morfológicas, leiteiras e funcionais da raça Guzerá.
O Guzerá é uma raça de dupla aptidão, ou seja, produz leite e carne com excelente desempenho, mesmo em sistemas a pasto e em regiões com clima semiárido. O Guzerá já é tradicionalmente exposto em outros grandes eventos do Rio Grande do Norte, como a Festa do Boi, em Parnamirim–RN e a Exposição Agropecuária do Seridó, em Caicó–RN. Nesses eventos, a raça tem ganhado cada vez mais visibilidade, reforçando sua importância estratégica para a pecuária leiteira e de corte do Nordeste.
Além disso, é reconhecido por sua alta rusticidade e longevidade produtiva, eficiência reprodutiva e resistência a doenças e parasitas. A raça também possui excelentes resultados no cruzamento com raças europeias, gerando filhos com forte heterose, o que resulta em animais mais produtivos, mais rústicos e com melhor adaptação ao campo.