Início Política Câmara Federal abre inscrições para a 20ª edição do ‘Câmara Mirim’

Câmara Federal abre inscrições para a 20ª edição do ‘Câmara Mirim’

Programa é voltado para educação política para professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental

0
17

A Câmara dos Deputados anuncia a abertura das inscrições para estudantes e educadores que desejam participar do Câmara Mirim 2025. Neste ano, que marca a 20ª edição do programa, a simulação parlamentar ocorrerá entre os dias 30 e 31 de outubro, de forma presencial, na Câmara dos Deputados.

Promovido pelo Plenarinho, o Câmara Mirim é um programa de educação política no qual estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental vivem a experiência de serem parlamentares, realizando atividades que vão desde a elaboração de um projeto de lei até o debate das propostas em comissão e a sua votação em Plenário.

A simulação envolve três estudantes selecionados como autores de projetos, além de cerca de 200 estudantes que vêm para Brasília com seus professores e tornam-se deputados mirins, analisando os três projetos escolhidos.

Inscrições de educadores
Para se inscrever, o educador deve fazer uma redação com até 40 linhas sobre o seguinte tema: “Como tornar a educação para democracia mais plural e inclusiva?”.

Os textos devem ser enviados até 1º de agosto por meio do formulário para educadores. O resultado será divulgado no dia 8 de agosto.

A seleção será realizada em duas modalidades:
– Novos Educadores: aqueles que nunca participaram do Câmara Mirim; e
– Educadores Parceiros: aqueles que já participaram em edições anteriores.

Podem participar professores do 5º ao 9º ano, de escolas públicas ou privadas, além de educadores vinculados a Câmaras Mirins Municipais.

Serão selecionados cinco Novos Educadores e cinco Educadores Parceiros, que terão o direito de participar do programa com turmas de 25 estudantes.

Inscrições de estudantes
Já os estudantes interessados têm até 22 de agosto para elaborar um projeto de lei e enviar através do formulário para estudantes.

Os autores das três melhores propostas, escolhidas por uma equipe de consultores legislativos, virão a Brasília nos dias 30 e 31 de outubro, a convite da Câmara dos Deputados, para viverem dois dias como deputados mirins.

O primeiro dia é dedicado às Reuniões Mirins, quando os estudantes se reúnem em plenários de comissão para analisar sugestões de melhorias ao texto original dos projetos de lei. O segundo dia é o da Sessão Mirim: os deputados mirins votam os projetos no Plenário da Câmara, palco de grandes decisões políticas do nosso país.

Mais informações sobre o Câmara Mirim 2025 estão disponíveis no Portal do Plenarinho.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta