34 C
Mossoró
domingo, 6 de julho, 2025
Por Vonúvio Praxedes
domingo; 6 julho - 2025

Voluntários do Programa Incluir recebem certificados e iniciam atividades nesta segunda-feira, 7

No total, 400 auxiliares voluntários concluíram o Curso de Formação

PUBLICIDADEspot_img

Concluído. Essa foi a palavra de ordem na tarde da sexta-feira (4), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, onde 400 auxiliares voluntários do Programa Incluir receberam os certificados de conclusão do Curso de Formação Continuada para Auxiliares de Estudantes com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista: a presença do auxiliar na escola que acolhe, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) através da Escola Municipal de Gestão.

A cerimônia de certificação dos auxiliares teve início às 15h em clima de dever cumprido. Com os certificados em mãos, os auxiliares iniciarão o trabalho na sala de aula a partir da nesta segunda-feira (7). “Hoje a sensação é de dever cumprido. Estamos encerrando um curso de 40 horas, de acordo com o que está na lei e como nós comunicamos a toda sociedade. Os profissionais estão capacitados para atuar na sala de aula. Foi uma semana intensa para todos e o curso contou com a presença de psicólogos, psicopedagogos, Corpo de Bombeiros, professores do Atendimento Educacional Especializado, foi um curso de formação completo e hoje é dia de certificação, é dia de festa, todos os auxiliares felizes e já na segunda-feira estarão nas escolas”, destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas.

“O meu sentimento ao concluir esse curso de formação é de muita satisfação pela oportunidade que aprender com os professores tudo o que foi repassado nas aulas. Além do curso de primeiros socorros que achei muito importante”, declarou Janaína Evarista, auxiliar voluntária do Programa Incluir.

Os professores ministradores do curso de formação também destacaram a importância da formação para os auxiliares voluntários. “Eu estou muito feliz em poder participar e colaborar com esse programa tão importante e esse curso vem trazer muito subsídios teóricos e também prático para os auxiliares. Todas as aulas trazem vivências onde eles têm a oportunidade de conhecer a realidade nas salas de aula, estão tendo a oportunidade de produzir recursos e ampliar ainda mais a visão para o trabalho que vai ser desenvolvido com os alunos atípicos. Então eles estão com os olhos brilhando e demonstrando vontade de dar o melhor de si na função que irão desenvolver nas escolas”, ressaltou Eliane Maria Dias, professora do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) de Mossoró, uma das ministrantes do curso de formação do Programa Incluir.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS