A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal Educação (SME), dará início na segunda-feira (30) ao curso de formação para os auxiliares voluntários selecionados para atuar no Programa Incluir. O Curso de Formação Continuada para Auxiliares de Estudantes com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista: a presença do auxiliar na escola que acolhe, será promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio da Escola de Gestão Pública do município.
O curso que tem como objetivo desenvolver o processo formativo dos selecionados terá início no turno da manhã das 7h30 às 11h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. No turno da tarde as atividades serão retomadas às 13h30, na Escola Municipal Maurício Fernandes de Oliveira.
A programação do curso se estenderá até o dia 4 de julho, com carga horária de 40 horas, sendo 20 horas com formadores-professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino e 20 horas com profissionais da Prefeitura Municipal de Mossoró e com colaboradores de 3 (três) instituições, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA e Corpo de Bombeiros.
O curso tem por finalidade a formação continuada e a realização de estudos, reflexões e práticas para subsidiar a atuação dos novos auxiliares nas unidades educacionais de Rede Municipal de Ensino, além de contribuir no processo inclusivo dos estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista.
“O curso de formação continuada para Auxiliares de Estudantes com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista: a presença do auxiliar na escola que acolhe é uma ação fundamental para o fortalecimento de uma escola verdadeiramente inclusiva. O curso promovido a partir do Programa Incluir, e por meio da Escola de Gestão Pública, representa um importante avanço no compromisso com a educação de qualidade para todos. A formação busca não apenas capacitar tecnicamente os voluntários, mas também desenvolver neles uma compreensão profunda sobre a diversidade, o respeito às diferenças e a ética do cuidado no ambiente escolar,” destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas.