28.3 C
Mossoró
quarta-feira, 14 de maio, 2025
Por Vonúvio Praxedes
quarta-feira; 14 maio - 2025

Exposição fotográfica “Casa de Vó” compartilha afetividade em Mossoró

Idealizado pela fotógrafa Mickaelly Moreira, o projeto convida os visitantes a mergulharem em um universo de lembranças construídas nas casas de avós

PUBLICIDADEspot_img

De 30 de maio a 1º de junho, o público poderá viver uma experiência acolhedora e repleta de memórias afetivas com a Exposição Fotográfica – Casa de Vó, que acontece no Hotel Villa Oeste, em Mossoró/RN, como parte da programação oficial do II Festival Quarentene-se.

Idealizado pela fotógrafa Mickaelly Moreira, o projeto convida os visitantes a mergulharem em um universo de lembranças construídas nas casas de avós. Por meio de retratos e imagens documentais capturados em lares potiguares, a exposição revela vínculos de afeto, histórias compartilhadas e a beleza contida no encontro entre o presente e o passado — retratando avós em seus próprios espaços, sozinhas ou ao lado de seus netos.

“Casa de Vó” é uma instalação sensorial que resgata a atmosfera dos lares que marcaram gerações. A cenografia, desenvolvida por Francione Ferreira, recria o ambiente aconchegante de uma típica sala de casa de avó: tapetes, redes, cortinas de renda, quadros de família, máquina de costura, garrafas de café e imagens sacras compõem um cenário que convida o visitante a se sentir em casa — ou melhor, na casa da vó.

Com curadoria de Romero Oliveira e produção geral de Edson Saraiva, a exposição apresenta não apenas imagens, mas histórias. Cada fotografia carrega um fragmento de vida, uma memória afetiva que, embora particular, reverbera de forma universal em quem guarda lembranças semelhantes.

A disposição das fotos no espaço remete à organização de uma casa, com áreas que evocam momentos marcantes: o café coado, a conversa na rede, o terço na cadeira de balanço, o crochê e as bonecas de pano, os objetos herdados e os silêncios carregados de presença. É um convite à pausa, à escuta e à contemplação do que permanece.

Sob os cuidados do diretor de acessibilidade, Daniel Guedes, a exposição “Casa de Vó” foi cuidadosamente pensada para ser um espaço acessível a todos os públicos. A ambientação foi construída com atenção especial à mobilidade, garantindo a livre circulação de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Além disso, o espaço conta com recursos de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e intérprete de Libras, assegurando uma experiência inclusiva e sensível às diferentes formas de percepção e comunicação.

Embora seja uma exposição sobre avós, “Casa de Vó” também é, profundamente, uma homenagem às mulheres que sustentam os seus lares, e constroem as histórias de toda família, com coragem e dedicação. Para celebrar esse momento, no dia 31 de maio, a exposição contará com a presença especial da artista potiguar Katharina Gurgel, que fará um show intimista dentro da própria “Casa de Vó”, reforçando, com música, a potência dessas mulheres na construção da memória e da cultura.

“Casa de Vó” celebra o afeto intergeracional e valoriza a memória como patrimônio cultural. A entrada é gratuita e aberta ao público durante todo o período da mostra.

SOBRE A ARTISTA:

Mickaelly Moreira iniciou sua carreira nas artes em 2017, integrando o núcleo de atrizes da Escarcéu de Teatro, grupo mossoroense com quase quatro décadas de atuação. Na produção audiovisual, participou de vídeo-espetáculos como Cantos de Cena, Corpos Negros na Arte (Melhor Direção de Fotografia no FestCurta Mossoró) e Onde as Histórias se Encontram. No cinema, integrou Quaerenti, Apenas Ondas e Cotidianamente, exibidos em festivais como o Internacional de Cinema de Bahia Formosa e Mastercard Off Camera, na Polônia. Em 2025, realizou sua primeira direção solo de curta-metragem com o filme A Culpa é da Mãe. Dirigiu em parceria com Romero Oliveira diversos videoclipes e campanhas publicitárias. Idealizou a exposição Brincadeira de Menina, contemplada pela Aldir Blanc RN e Sesc Poti Cultural. É Mestra em Serviço Social e pesquisadora de Gênero desde 2010, vinculada ao Núcleo Simone de Beauvoir (UERN).


SERVIÇO
 Exposição Fotográfica “Casa de Vó”
 30 de maio a 1º de junho de 2025
 Hotel Villa Oeste – Mossoró/RN
 Entrada gratuita
 Fotografias de Mickaelly Moreira
 Curadoria: Romero Oliveira
 Cenografia: Francione Ferreira
 Produção Geral: Edson Saraiva
 Realização: Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS