O São João de Assú movimentou R$ 79,5 milhões em 2025, segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC).
Conhecido como o mais antigo do mundo, o evento reuniu, em junho, cerca de 350 mil pessoas, conforme dados da Prefeitura, e recebeu nota média de 9,26 entre residentes, visitantes e turistas, reforçando seu papel de gerador de renda para o município.
Os resultados foram apresentados na sexta-feira (1º), na sede da CDL Assú, pela equipe do IFC, com a participação de representantes do poder público, de empresários e da imprensa local. Além do volume financeiro, o estudo detalhou a percepção dos empreendedores e o perfil dos participantes.
Segundo o levantamento, 72,8 % dos empresários perceberam efeito positivo do São João em seus negócios, refletido num aumento de 8,9 % no investimento médio geral em relação a 2024, que atingiu R$ 14,2 mil. Além disso, o faturamento da festa de São João de Assú circulou entre os micro empreendedores individual, que compõe a maioria dos empreendimentos da cidade.
Para atender à demanda, as empresas priorizaram ampliação de estoque (60 % dos entrevistados), contratação de funcionários (27,2 %) e diversificação de produtos (24,4 %). O faturamento médio diário subiu 10,4 %, ultrapassando R$ 3 mil.
A pesquisa também apontou que 61 % do público era de visitantes e de turistas, contra 39 % de moradores locais. Entre os itens mais bem avaliados destacaram-se segurança, estrutura de alimentação, atrações musicais e limpeza urbana.
Mais de 95,5 % dos participantes afirmaram pretender voltar em 2026.
O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, enfatiza a importância dos levantamentos realizados pelo IFC. “Para gestores públicos e empresários, esta pesquisa é uma ferramenta essencial: ao detalhar hábitos de consumo, padrões de despesa e pontos de maior concentração de público, oferecemos subsídios precisos para otimizar investimentos em infraestrutura, atrair novos patrocinadores e potencializar ações de marketing”.
Visitantes e turistas representam a maior parte do público
A pesquisa do IFC também aponta uma mudança no perfil dos participantes que, em 2025, teve em sua maioria visitantes e turistas (61%) em detrimento dos residentes (39%). Entre os itens mais bem avaliados pelos entrevistados, estão a Segurança, Locais de Alimentação, Atrações Musicais e Limpeza Urbana. Mais de 95,5% dos participantes pretendem voltar em 2026 diante da satisfação com a festa.
Para o prefeito Lula Soares, a festa não é apenas uma celebração junina, mas carrega em si um valor histórico, religioso e cultural profundo, e que se traduz também nos resultados econômicos. “Os dados mostram que, mesmo com o crescimento de outros eventos juninos no Rio Grande do Norte, Assú mantém resultados positivos e sólidos. Isso comprova como nossa tradição movimenta o comércio, fortalece os pequenos negócios, aquece o setor de serviços e gera renda para nossa gente”.
Por sua vez, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assú (Sindivarejo Assú), Francisco de Assis Barbosa, reforça que, mais uma vez, os números comprovam a importância dos festejos juninos na cidade. “O São João de Assú confirma sua força como impulsionador da economia local, beneficiando diretamente o comércio e o setor de serviços”.
Saiba mais
Realizada em junho de 2025, a pesquisa do IFC ouviu 600 participantes e 180 empresários dos setores de Comércio e Serviços, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
A íntegra dos relatórios está disponível em: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/

O São João do Assú 2025 é, portanto, um evento que une tradição, cultura, segurança e economia, reafirmando a força do município e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização de suas raízes. Realizado entre os dias 14 e 24 de julho, o evento reafirmou seu papel como um dos maiores e mais importantes festejos do Rio Grande do Norte, atraindo milhares de participantes e consolidando o município como referência em fé, tradição e lazer.