Por Wamberto Barbosa*
O conceito de Responsabilidade Social é definido a partir do momento em que as empresas decidem contribuir para uma sociedade mais justa, visando também preservar o meio ambiente. Os estudos que tratam sobre a responsabilidade social surgiram nos anos 50 nos Estados Unidos e, nos anos 60 na Europa, mas só a partir de 1970 que os estudos sobre esse tema ganharam destaque. Desde então, começou-se a ser compreendido que a responsabilidade social vai mais além do que uma simples ação social, ela abrange várias outras ações, não só da empresa, mas também dos seus empregados, para obter resultados positivos.
Responsabilidade social é essencial para empresas que buscam atender as expectativas dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes, procurando não apenas qualidade e preço, mas também ações que promovam o bem-estar do publico interno e externo. Adotar posturas, condutas e comportamentos que priorizem o comprometimento com o público é de suma importância para manter a credibilidade da empresa em evidencia, sendo assim, conquistando um público fiel.
Ao optarem por um crescimento empresarial mais sustentável, as empresas conseguem obter uma boa imagem, mais visibilidade e menos problemas judiciais. Esse tipo de ação é acompanhada por uma mudança comportamental ligada diretamente na gestão, envolvendo transparência, ética além de fortalecer as relações com seus parceiros. Essa mudança pode ser observada em investimentos na saúde e segurança do trabalhador, integração e valorização da comunidade, recrutamento responsável e diversidade, redução do impacto ambiental causado pelas atividades da empresa, promoção dos direitos humanos e inclusão social, como também apoio as causas sociais.
As empresas devem buscar ir além das obrigações de seus deveres legais, para se destacar em meio a um mercado tão competitivo, elaborando e pondo em pratica esses tipos de ações citadas acima, resultando num mundo mais consciente a fim de preservar a saúde da sociedade como um todo e também do meio ambiente.
* Wamberto Barbosa é graduado em administração pela Faculdade Boa Viagem (FBV) – Recife – PE; Especialista em Auditoria em Sistema de Saúde – UNIFG; Qualificação no Programa de Desenvolvimento Pessoal para Líderes – Harvard Business Review Brasil e atualmente é Gestor da Liga Mossoroense de Estudos e Combate Ao Câncer – LMECC.