21 abr 2020

Governo confirma primeira morte de pessoa em situação de rua por COVID-19 no RN

Ao atualizar as ações do Governo do RN para o combate à Covid-19, nesta terça-feira, 21/04, o secretário adjunto de Saúde Petrônio Spinelli confirmou que o Estado tem agora 608 casos confirmados, 2.754 suspeitos, 2.575 descartados, 29 óbitos, oito óbitos em investigação nos municípios de Acari, Baraúnas, Natal, Poço Branco, São Pedro, Parnamirim e Pau dos Ferros e 161 casos recuperados.

O 29º caso de óbito será incluído no boletim da Secretaria Estadual de Saúde, nas próximas horas, e trata-se da primeira morte de uma pessoa em situação de rua. Esta ocorrência, segundo Spinelli, mostra a migração da doença entre as pessoas mais vulneráveis.

Internamentos

Há 92 pessoas internadas nos hospitais em toda a rede, pública (estadual e municipal) e na privada. Destas, 57 em estado crítico, ou seja, que precisam de respiradores. Dos 92 casos, 44 estão confirmados com a Covid-19 e 48 suspeitos. Na rede estadual há 28 em leitos críticos e 9 em leitos clínicos. Estes números mostram um dado preocupante, de acordo com Petrônio Spinelli: a taxa de ocupação de leitos da rede estadual que nesta segunda, 20, apenas um dia antes, era de 21,5% subiu para 28,5% com acréscimo mais forte nos polos de Natal e Mossoró.

Diante deste quadro, o Governo do RN intensifica a abertura de leitos, mas reforça a orientação do isolamento social e cumprimento das regras de proteção. “Precisamos voltar a um patamar mais confortável e para isso precisamos contar com o apoio de todos ficando em casa, protegendo os idosos e mais vulneráveis e usar máscara”, afirmou o secretário adjunto.

Ação em Assú

Também com base no comportamento da pandemia, o Governo do RN enviou nesta terça-feira equipe da secretaria de Saúde ao município de Assú para tratar do plano estratégico de atendimento regionalizado a pacientes críticos, que realiza ações em parceria com as prefeituras. “O plano está bem avançado em Natal e Mossoró e em consolidação nas outras regiões que têm como municípios polo as cidades de Assu, Pau dos Ferros e Apodi. Estamos identificando pontos para oferecer a assistência necessária aos casos que vierem a ocorrer”, explicou Spinelli, acrescentando que “precisamos muito da saúde municipal, que executa o programa de estratégia da saúde da família, conhece os idosos e suas famílias e sabe onde eles estão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *