13 abr 2020

PSOL vê motivação política no assassinato do pré-candidato a prefeito de Janduís

Via Agência Saiba Mais / Rafael Duarte

O pré-candidato do PSOL à prefeitura de Janduís Raimundo Gonçalves de Lima Neto, 35 anos, foi assassinado com vários tiros neo sábado passado, dia (11/04) no momento em que chegava na fazenda dele, na região rural do município. A polícia civil passou o dia no local fazendo as investigações preliminares, mas somente na segunda-feira (13) é que será instaurado o inquérito policial. O responsável pelo caso será o delegado Verilton Carlos.

Neto de Nilton, como a vítima era conhecida na cidade, tinha uma empresa no ramo da construção civil. Filiado ao PSOL recentemente, colocou o nome à disposição do partido para disputar a prefeitura e, de acordo com pesquisa de intenções de voto realizada na região, contava com quase 50% de apoio da população da cidade.

A pré-candidatura de Neto de Nilton foi escolhido após três consultas populares e tinha o apoio do ex-prefeito de Janduís Salomão Gurgel, também do PSOL.

Partido lamenta

O PSOL do Rio Grande do Norte lamentou o assassinato de Netinho e acredita na tese de que o crime tem motivação política. O presidente estadual da sigla Danniel Morais afirmou que esteve pessoalmente com Neto e o deputado estadual Sandro Pimentel há cerca de um mês em Janduís.

Morais lembrou que, durante o almoço, o empresário externou um medo em disputar a eleição:

– Ele estava muito animado e quando foram almoçar, Netinho falou: “estamos muito confiantes que podemos contribuir com a realização do meu sonho que é transformar e mudar a qualidade de vida do povo da minha cidade, mais só tenho um medo: Aqui em quase toda a véspera de eleição, um candidato é assassinado”, disse, antes de completar:

– “Queremos saber quem matou, mas acima de tudo quem são os mandantes dessa barbárie política na tentativa de calar o PSOL e ferir a democracia”, afirmou Morais.

O deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) cobrou da secretaria de Estado de Segurança Pública a solução rápida do caso. Pelas redes sociais, o parlamentar afirmou que ninguém vai calar o Partido:

– Muito triste! Perdemos mais um grande camarada, um cara do bem, um trabalhador que construiu sua vida com muita dedicação, com muito suor. A cidade está em silêncio e muitas pessoas chorando nesse momento, ele era muito querido pela população. Ninguém calará o nosso grito, podem até nos tirar um, dois ou dez, mas mil se levantarão”, disse.

Repercussão 

O assassinato de Neto de Nilton repercutiu nacionalmente. O presidente nacional do PSOL Juliano Medeiros lembrou da execução da vereadora Marielle Franco:

– Nós do PSOL conhecemos bem a dor de perder uma das nossas. Por isso nos solidarizamos aos amigos e familiares de Netinho nesse momento de sofrimento. Colocamos o partido à disposição da militância de Janduís para denunciar esse crime e render as homenagens ao nosso companheiro. Acabo de falar com a governadora @fatimabezerra que me assegurou que o governo do RN não poupará esforços para descobrir quem são os assassinos do nosso companheiro Netinho. A democracia não pode conviver com a violência política. Basta de coronelismo no RN e em todo o Brasil.

Fátima lamenta morte e garante esforços do Governo para esclarecer crime

A governadora Fátima Bezerra lamentou o que chamou de “assassinato brutal e covarde” e garantiu os esforços do Governo para esclarecer o crime:

– Expresso aqui toda minha solidariedade diante do assassinato brutal e covarde do pré-candidato a prefeito de Janduís pelo Psol, Netinho de Nilton. Mantive contato com o Deputado Sandro Pimentel e com Juliano Medeiros, Presidente nacional do Psol para manifestar toda a minha solidariedade e indignação perante o ato e asseguro aqui todo o empenho por parte do Governo do Estado, por meio de nossos órgãos de segurança, as Polícias Militar e Civil, que já estão em campo para investigar esse atentado hediondo”, escreveu no twitter.

Um pouco antes da manifestação da governadora, a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social também havia se manifestado por nota:

– A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) garante o empreendimento de todos os esforços para o esclarecimento do crime que teve como vítima o empresário Raimundo Gonçalves de Lima Neto, mais conhecido como Neto de Nilton. A Sesed lamenta a morte ocorrida na cidade de Janduís e reforça que tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil já estão tratando do caso em busca de encontrar os responsáveis”, diz o comunicado.

E-prefeito de Janduís Salomão Gurgel ao lado de Neto de Nilson – foto: redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *