São falsas as informações sobre um suposto bônus de R$ 350 para quem é beneficiário do Bolsa Família e precise comprar material escolar. A famigerada ‘fake news’ tem sido compartilhada no WhatsApp e em outras redes sociais, causando confusão entre dependentes do programa social.
Para desfazer a mentira, o Ministério da Cidadania emitiu uma nota no site oficial explicando que a ideia existe, mas que ainda não está valendo porque segue em tramitação no Congresso.
“O Ministério da Cidadania esclarece que são falsas as informações sobre um suposto benefício para compra de material escolar que o Governo Federal já estaria oferecendo aos beneficiários do Programa Bolsa Família a partir do mês de janeiro de 2020. Na Câmara dos Deputados há um Projeto de Lei (PL 10.104/18) em tramitação que prevê o repasse do recurso para compra do material escolar, mas que ainda não foi aprovado”, disse a Pasta.
O Ministério finaliza a nota pedindo ainda que a Pasta seja sempre procurada para esclarecimentos sobre programas sociais, no site oficial ou no Instagram.
Mossoró
Em Mossoró esse boato circulou de tal maneira que as equipes do Cadastro Único registraram aumento significativo de pessoas em busca desse “bônus”. Com a notícia falsa em mãos estão buscando a inscrição no Bolsa Família e logo são orientadas sobre essa fake news.