Iniciado no final da primeira quinzena de julho, o censo rural, atividade dentro do Programa Mossoró Rural, idealizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), visitou quase 2.500 famílias em mais de 30 comunidades rurais do município.
Levantamento mais recente da equipe responsável pelo censo aponta que foram aplicados 2.432 questionários simples e completos em 36 localidades na zona rural de Mossoró. Destes, 486 foram questionários completos e 1.946 simples. A SEADRU explica que o primeiro é entregue a 20% da população de todas as comunidades. Já o segundo será para 100% da população rural. As famílias terão 90 dias para entregar o documento.
A primeira semana teve a aplicação de 776 questionários. A segunda semana aplicou 277. Já na terceira semana foram aplicados 276. Na semana seguinte (4ª semana) houve a aplicação de 694 questionários e na semana passada (5ª semana) 409.
A atividade consiste na formação de um banco de dados dos produtores e moradores das mais de 110 localidades rurais cadastradas. A medida faz parte das ações que serão desenvolvidas pelo Programa Mossoró Rural. A iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Banco do Nordeste (BNB) e Projeto Sabiá.
Confira números do censo rural nas cinco primeiras semanas: