Neste final de semana a campanha Mossoró Vacina vai acontecer com ampliação da faixa etária das pessoas com deficiência e com comorbidades. Agora para estes grupos vale a faixa dos 50 anos ou mais. Ao todo, 10 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas no sábado (08/05), além do ginásio do SESI que tem capacidade para vacinar 1.600 pessoas por dia através de 10 vacinadores.
Ainda podem ser vacinadas as gestantes e puérperas de 18 anos acima, com comorbidades e os idosos de 60 anos ou mais com a segunda dose da vacina Astrazenica. Quanto a Coronavac, o município aguarda a chegada no município de mais doses para a segunda aplicação.
As pessoas com comorbidades devem apresentar suas respectivas comprovações, isto é, laudo médico, exame comprobatório ou prescrição médica. Já as pessoas com deficiência precisam comprovar que estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Dia das Mães
No domingo, não haverá a vacinação em razão da necessidade de propiciar aos vacinadores, voluntários e trabalhadores da Saúde, um dia em família com as suas mães e demais familiares. “Após conversarmos com o pessoal da Saúde, entendemos que o segundo domingo de maio é uma data muito simbólica e especial onde nossos servidores e voluntários precisam passar em família com as suas mães. Para quem perdeu as suas mães ou as mães que perderam seus filhos em razão da Covid, será um dia de lembrança. Entendemos isso com um olhar de sensibilidade”, disse o prefeito Allyson Bezerra.
Na segunda-feira (10), a vacinação será retomada normalmente. “No sábado estamos com a capacidade de vacinação dobrada porque além das 10 UBS’s estaremos contando com dez vacinadores no ginásio do SESI. A ampliação da faixa etária faz Mossoró avançar a partir do uso das doses da vacina Astrazeneca/Oxford que estamos recebendo”, afirma a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.