Dos 50 leitos de UTI Covid do Hospital São Luiz em Mossoró, 11 estão bloqueados sem a possibilidade de receber pacientes por causa da falta de ‘kit intubação’ e outros 4 por falta de insumos. Os bloqueios começaram nessa terça-feira, 27/04.
As informações constam no sistema RegulaRN/Lais UFRN, que qualquer pessoa pode consultar clicando neste link AQUI.
Os leitos são contratados por meio de pactuação entre Governo do Estado (70%) e Prefeitura de Mossoró (30%).
O jornalismo TCM entrou em contato com unidade hospitalar, e foi repassado que o material está em falta no mercado. Mais informações é possível conferir nos telejornais da TCM10HD e rádio TCM 98 FM.
Além de Mossoró, o Hospital de campanha de Parnamirim também bloqueou 2 leitos de UTI Covid pela falta do kit intubação.
Problema nacional
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse semana passada, dia 21/04 que a pasta vai realizar um pregão nacional e internacional para tentar normalizar os estoques de medicamentos do chamado kit intubação, usado em pacientes nas unidades de terapia intensiva.
De acordo com o ministro, o pregão será na modalidade sem fixação de preços. Queiroga explicou que o ministério já fez ações junto a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para a aquisição desses insumos, mas que o procedimento não é rápido e que decidiu fazer um pregão no intuito de conseguir os medicamentos em um prazo mais curto.
O que é kit intubação?
O chamado kit intubação, quase em falta em diversos hospitais, é o conjunto de medicações utilizado em um paciente que irá passar pela intubação —procedimento no qual é colocado um tubo na traqueia que fica acoplado a um ventilador pulmonar. O aparelho, muito utilizado em pacientes internados com covid-19, administra a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controla a mistura de gases utilizada e a quantidade de oxigênio.