Depois de publicada reportagem “Coveiro procede sepultamento de vítima Covid-19 sem proteção” a Prefeitura de Marcelino Vieira, por meio da secretaria municipal de saúde e vigilância em saúde, nos encaminhou nota de esclarecimento afirmando que: “o homem que aparece nas imagens reside nas imediações do Cemitério Público Municipal e não é um dos coveiros do município, estando desautorizado a realizar sepultamentos de qualquer natureza”. O texto diz ainda que “a equipe de coveiros do município está devidamente instruída e equipada para a realização de sepultamento das vítimas da COVID-19”. Leia abaixo nota na íntegra.
Nota de Esclarecimento
A Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira vem através desta nota, esclarecer acerca do ocorrido na noite do último dia 19/01, quando do sepultamento de uma das vítimas da COVID-19.
Circulam pela internet imagens do momento da chegada do corpo ao Cemitério Público, onde se vê um homem sem o uso da paramentação necessária para realizar o sepultamento.
Cabe esclarecer que o homem que aparece nas imagens reside nas imediações do Cemitério Público Municipal e não é um dos coveiros do município, estando desautorizado a realizar sepultamentos de qualquer natureza, ainda mais de vítimas da COVID-19, que sabidamente necessitam de uma maior proteção devido aos protocolos de segurança sanitária. Dessa forma, reiteramos a necessidade que os familiares sempre busquem os funcionários habilitados para a função.
Também ressaltamos que a equipe de coveiros do município está devidamente instruída e equipada para a realização de sepultamento das vítimas da COVID-19 dentro de todos os protocolos de segurança recomendados e que a gestão municipal irá tomar providências para melhor controlar eventuais novos casos de sepultamento de vítimas, que esperamos que não voltem a acontecer em nosso município.
Desde já agradecemos a oportunidade e nos disponibilizamos para maiores esclarecimentos.
Vigilância em Saúde Municipal
Secretaria Municipal de Saúde
One thought on “Prefeitura de Marcelino Vieira emite nota de esclarecimento sobre suposto coveiro sem proteção em sepultamento Covid-19”