Em mais um ano a disputa pela Prefeitura da cidade de Upanema é marcada por duas chapas e a divisão entre Governismo X Oposição.
Em 2020 Manoel Carlos, o Manezinho do MDB é pré-candidato a prefeito e a aposta do grupo oposicionista na experiência dele que já foi vice-prefeito na administração da ex-prefeita Maristela Freire. Manezinho é primo do ex-prefeito Jorge Luiz que é proprietário da empresa CLC.
O pré-candidato a vice definido pela oposição em Upanema é Mario Neto do MDB. Primo do Prefeito Luiz Jairo, rompeu com a administração depois de apoiá-lo nas eleições de 2016. É da família dos proprietários da empresa Lino Construções.
Além de Mario Neto, romperam com a atual gestão o atual presidente da Câmada Monthalgan Fernandes, agora no MDB e os suplentes de vereadores Inavan Santos e Marinaldo Bezerra que é ligado ao setor estudantil. Além de outras lideranças do município dão sustentação a ala contrária ao atual gestor.
A possível chapa Governista também está definida e vem formada pelo pré-candidato a Prefeito do jovem Renan Mendonça do PL, ex-secretário municipal de Governo e patrimônio de Upanema e Carlinhos Garcia do PSC. Renan é sobrinho do atual prefeito Luiz Jairo e Carlinhos é ligado ao segmento evangélico.