Nessa quarta-feira (13), no auditório do Crea-RN, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) realizou uma reunião com a diretoria do Hospital Regional Tarcisio Maia (HRTM), de Mossoró; da Secretaria Estadual de Saúde Pública; da UFERSA e dos Conselhos dos médicos, advogados, farmacêuticos, contabilistas e engenheiros para traçar estratégias de como serão elaborados os projetos e fiscalizados os R$ 16,5 milhões que serão destinados ao HRTM.
Para o Secretário Adjunto de Saúde do Rio Grande do Norte, que participou da reunião, a iniciativa do senador é estratégica e foi muito bem recebida pela equipe. “Nós temos oito regiões de saúde no estado e precisamos resolver essas questões no interior para que Natal se restrinja aos casos mais complexos. Muito feliz a fala e a atitude do senador em investir no hospital Tarcísio Maia, precisamos dar um salto qualitativo na regionalização. Estamos a disposição do seu mandato, senador”, disse.
A destinação da verba deve constar do Orçamento da União de 2020, que será aprovado no Congresso Nacional para somente depois serem liberados pelo governo Federal. A proposta do senador é que as entidades, a partir desta ação unificada, já possam ir trabalhando nos projetos para otimizar o tempo e os recursos quando estes forem liberados. A iniciativa foi muito bem recebida por todos os presentes.
“ Eu só posso falar pelo CREA mas acho que e isso é inédito para todos os conselhos. Para nós é a primeira vez que o CREA é convidado para participar da fiscalização de uma emenda. E isso representa um importante avanço”, afirmou a presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino. “Eu também percebo como algo inovador. Seria bom que outros políticos tivessem essa mesma iniciativa. Não só de trazer a verba, mas de tornar transparente. Estamos em total disposição desta iniciativa. Precisamos parabenizar para ser um exemplo a ser seguido”, reforçou a representante da OAB, Rossana Fonseca.
Com a anuência de todos os representantes, ficou marcada uma próxima reunião executiva, no hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, no dia 12 de dezembro.