Quinta-feira, dia 14/06 pela manhã, não foi dia de sessão na câmara municipal de Mossoró, mas vereadores que fazem parte da bancada de oposição deixaram seus gabinetes para o atendimento demanda solicitada por comerciantes da Cobal, principal mercado popular de frutas, verduras, cereais e carnes de Mossoró.
A central de abastecimento tem dezenas de comerciantes e duas são as principais situações denunciadas aos parlamentares: falta de equipes de limpeza e segurança para proteção de dia e de noite dos comerciantes e mercadorias.
Eu estive na cobal e ouvi de um comerciante com mais de 30 anos de atuação por lá de que há muito tempo a falta de cuidado com aquele espaço tem prejudicado a todos.
Estiveram ontem na cobal, vereador Ozaniel Mesquita, Isolda Dantas, Genilson Alves, Raério e Petras.
Uma das medidas tomadas foi a coleta de assinaturas para a participação de um representante da cobal na tribuna popular da câmara próxima semana. O vereador Genilson falou numa força tarefa que a prefeitura deve realizar para minimizar os problemas citados.
Sobre a limpeza eu ouvi de uma funcionária terceirizada que até o começo do ano eram 17 pessoas só no setor da limpeza, mas por causa de 9 meses de salários atrasados apenas 4 estão fazendo os mesmo serviços. A guarda municipal também não possui mais base fixa na cobal há alguns meses.
OUTRO LADO
O diretor da cobal, Ronaldo Pereira disse que se esforça para resolver algumas demandas, mas que problemas mais complicados foram informados a secretarias municipais e aguarda solução. Pediu ainda colaboração dos comerciantes. A prefeitura ainda não falou sobre as denúncias e a fiscalização dos vereadores.