Caraúbas não é diferente de outras cidades, pequenas ou grandes do Rio Grande do Norte no quesito política. Pelo que se tem observado desta pré-campanha para 2020 (sim, já existe uma pré-campanha) pelo menos três nomes poderão compor a disputa. Juninho Alves (PSD) é candidato natural a reeleição. Apesar de ainda não ter afirmado de viva-voz a sua participação nesta disputa. Seus aliados confirmam sem pestanejar. Existe a possibilidade do PT incorporar a chapa e com isso fortalecer ainda mais o nome do atual chefe do executivo.
Outro nome que poderá ressurgir na política caraubense é da ex-candidata ao Palácio Jonas Gueral, Carol Fernandes, que disputou a Prefeitura na eleição passada pelo PR – atual PL. Nos bastidores existe uma possível mudança de seu partido, mas correligionários da “Bela” como ficou conhecida em 2016, atestam sua vontade em poder concorrer novamente ao pleito executivo. Apoios não faltam, nem faltarão. Principalmente de alas insatisfeitas com a atual gestão ou adversários históricos do grupo dos “irmãos Alves”.
Uma terceira via está se formando e aos poucos observa-se a confirmação desta que poderá ser a única chapa de esquerda legítima em Caraúbas. Por meio do twitter o advogado Canindé Freitas do PSOL tem falado sobre sua caminhada rumo a disputa em 2020: “Que bom andar pela minha querida cidade e ouvir das pessoas que dizem que irão votar em mim não porque eu sou o “liso” dos pré-candidatos, mas porque eu sou o melhor pré-candidato. “Suas propostas são muito boas.”
Portanto, distante quase um ano para a realização do pleito municipal, observar-se três chapas em formação com objetivo de conquistar o gosto e principalmente os votos dos caraubenses.