O subchefe de Gabinete da reitoria da UERN, professoror Esdras Marchezan, rebateu dados divulgados pelo deputado Tomba Farias (PSDB) durante uma entrevista em Natal, sobre a UERN (veja AQUI).
De acordo com Marchezan, “em toda sua história a UERN nunca teve um orçamento de 380 milhões de reais, como afirmou o deputado. Ao dizer isso, ele demonstra total desconhecimento sobre um orçamento que ele mesmo, junto com os outros deputados, aprovou”. No ano passado, a UERN teve um orçamento em torno de R$ 247 milhões. A maior parte desses recursos fica com a folha de pessoal e custeio.
O professor afirmou que desde 2015 a única universidade Estadual do RN teve praticamente zero de recursos para investimento.
Em contato com o Diário Político, o professor disse ainda que 86% dos UERNianos são aqui mesmo do Rio Grande do Norte, “o que mostra que são infundadas as afirmações do deputado de que 4,5 mil alunos da Uern seriam de outros estados”.
O Deputado Tomba é defensor da política de privatizações e alegou como justificativa o fato da UERN possuir metade dos alunos de outros estados.
“Sobre o fato do parlamentar dizer que não é obrigação do Estado manter a universidade, recomendo que o deputado leia melhor a constituição e entenda que em nenhum momento se fala em não-obrigatoriedade. Para se ter ideia, todos os estados da federação possuem universidades estaduais. A melhor instituição de ensino superior do País, por exemplo, é uma universidade estadual (USP), e nosso melhor ensino médio está nos IFs, mantidos pelo governo federal”, comentou Esdras Marchezan.
Confira abaixo as publicações no twitter do professor Marchezan rebatendo o Deputado Tomba.
Para se ter ideia, todos os estados da federação possuem universidades estaduais.
Os Estados de Sergipe, Acre, Rondônia e Espírito Santo não possuem universidades estaduais.
É preciso ter cuidado com o que vc diz pq uma mentira ou uma generalização infundada coloca em cheque todos os outros dados que o professor expôs.
Procurei a postagem no Twitter do professor e não encontrei.