Este Diário Político recebeu mensagens de empresas de contabilidade sediadas em Mossoró, reclamando do tempo de análises de alguns pedidos junto a secretaria estadual de tributação do RN.
Nos foi repassado o seguinte:
– A maioria dos pedidos da secretaria do estado de tributação são online, porém, os pedidos estão com quase um mês de atraso para serem analisados. Hoje 21/03 ainda estão analisando o dia 24/02. Gerando muito transtorno para as empresas, contadores e a economia. Esses pedidos são de: Atualização de dados; Atualização de guias de recolhimento; Correção de valores.
Procuramos a secretaria estadual de tributação e nos foi repassada a seguinte nota:
NOTA À IMPRENSA
A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) esclarece que a virtualização dos serviços oferecidos ao público faz parte do processo de modernização do Fisco Estadual, iniciado na atual gestão, para dar mais comodidade aos contribuintes e proporcionar melhoria e agilidade no atendimento. Em relação às questões pontuadas pela reportagem, após levantamento feito junto às sete Unidades Regionais de Tributação (URT), instaladas em cidades polo, não foram constatadas solicitações na Unidade Virtual de Tributação (UVT) cujo prazo de andamento seja superior a dez dias. Em Mossoró, por exemplo, o pedido mais antigo é do dia 18 deste mês e que até amanhã (22) deverá estar liquidado. Porém, caso pontuais, em que esse prazo esteja extrapolado, o contribuinte deve entrar em contato com a secretaria por meio do call center no número 84 3209-7880.