A Prefeitura de Uberlândia/MG realizou na semana passada a primeira reunião de trabalho da história do Executivo municipal dentro do metaverso (assista). Utilizando óculos de realidade virtual, o prefeito Odelmo Leão atendeu a um dos fundadores da empresa Sapiens Agro, Maurício Lemos, para dialogar sobre as perspectivas do agronegócio e da tecnologia na cidade e no Brasil. A secretaria municipal de Governo de Comunicação, Ana Paula Junqueira, também participou do encontro, que marcou o primeiro registro de uma agenda oficial de autoridades públicas municipais em um ambiente de realidade virtual e aumentada no País.
Na conversa pelo metaverso, com a utilização de serviço online lançando pela Meta/Facebook em agosto de 2021 (Horizon Workrooms), foram apresentadas as operações da Sapiens na cidade. A startup foi criada em Uberlândia e atua, utilizando inteligência artificial, na predição das tendências de preços dos commodities com base em inteligência artificial. A empresa, segundo Maurício Lemos, está em processo de expansão e deverá anunciar investimentos em breve.
Além disso, a empresa pôde conhecer um pouco mais sobre os projetos do Município no que se refere à informatização dos serviços públicos, ao primeiro Polo Agromineral do Brasil na cidade (com o fomento da produção e utilização do pó de rocha como insumo agrícola que deverá revolucionar o agronegócio nacional) e o avanço do Polo Tecnológico Sul também foram tema da reunião.
“O serviço público que não acompanha a modernidade, certamente, não irá atender aos anseios e necessidades da população. Vamos ficar atentos ao desenvolvimento e difusão dos equipamentos e serviços do metaverso para podermos utilizar em prol da população”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
O que é metaverso?
O metaverso é considerado um conjunto de ambientes virtuais, em 3D, em que usuários poderão ingressar com o uso de dispositivos, como óculos VR. Trata-se da simulação do mundo físico, em uma realidade paralela, na qual as pessoas podem se comunicar umas com as outras a partir de representações gráficas denominadas avatares. O metaverso é, por fim, um conceito combina duas vertentes tecnológicas: a de realidade virtual e a de realidade aumentada, agregando ainda os recursos de comunicação das redes sociais.