03 dez 2020

Vice-Presidente Mourão abre Fórum de Desenvolvimento do Semiárido em Mossoró

Até a chuva marcou presença na abertura do Fórum do Semiárido. Pouco antes da chegada da comitiva da Vice-Presidência da República à Mossoró (RN), a terra ficou molhada, renovando as esperanças do povo da região. Foi com esse clima diferente que a cidade recebeu autoridades para a abertura do Fórum do Semiárido.

Hamilton Mourão, Vice-presidente da República – foto: Cássio Moreira

Além do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, a presença de várias autoridades, entre elas, o deputado federal, General Girão, presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido – idealizadora do evento. Também participaram da abertura, ministros e parlamentares.

Mourão frisou que “esta, é a hora do Semiárido. A grande tarefa do governo Bolsonaro é criar as facilidades e as condições para que tudo aquilo que foi discutido aqui seja implementado. A água, com bons projetos, vai transformar o semiárido em um grande celeiro”. Segundo Mourão, o Fórum é o ambiente ideal para a produção de convergências e fomentos. “Podemos definir um amplo programa com objetivo de aproveitamento das potencialidades de região”, finalizou.

Para o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, General Girão, “o que vemos aqui hoje é a reunião de um leque de conhecimento agregado na nova fronteira de desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo é aprimorar o plano e transformá-lo em lei federal, assegurando sua continuidade”, disse.

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini disse que “o plano é uma redenção para o povo e uma oportunidade de geração de empregos e renda”. O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, ressaltou que “a parceria com a Codevasf e o Ministério do Desenvolvimento Regional pode mudar todo esse cenário e trazer novas divisas”.

“É possível transformar deserto, em lavouras e pomares produtivos”, emendou o ministro da Educação, Milton Ribeiro. O coordenador de Projetos Especiais da Codevasf, Luiz Curado, destacou que o PDS foi esquecido ao longo dos últimos 20 anos. “Agora é preciso restaurar o plano e escrever uma nova história”.

A a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e Agricultura Familiar, Bia Kicis, e o senador Eduardo Girão também estiveram presentes no evento e demonstraram apoio ao Plano de Desenvolvimento do Semiárido.

Programação de quinta (4)

Amanhã , sexta-feira (4), os debates estarão acontecendo na Universidade Federal Rural do Semiárido – UNIFERSA, onde todos os segmentos: agentes públicos, empresas e representantes da sociedade estarão debruçados debatendo os 13 eixos temáticos propostos, tais como: a água e seu aproveitamento no semiárido, educação, segurança jurídica e fundiária, turismo, meio ambiente, recursos minerais, resíduos sólidos, tecnologia e inovação, transporte e logística, entre outros.

Serviço

Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020
Onde: Teatro Municipal Dix-Huit Rosado Maia e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) – Mossoró (RN)
Quando: De 3 a 5 de dezembro de 2020

Mais informações: www.semiaridobrasil.com.br

Abertura do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido – foto: Cássio Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *