21 out 2019

Senador cumpre agenda em Mossoró e fala sobre prioridades para emendas parlamentares

Esta semana será uma das mais importantes no Senado Federal para a indicação de emendas à Proposta Orçamentária Anual (PLOA) 2020 e o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. As peças definem os recursos que vão ser investidos pela União, estados e municípios e é analisada no Congresso Nacional.

Preocupado com a precariedade do atendimento na saúde pública, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) visitou no sábado passado (19/10) as instalações do hospital regional Tarcísio Maia, em Mossoró, que atende trinta e quatro municípios da região. O parlamentar potiguar conversou com pacientes, médicos, equipe técnica e diretoria da instituição.

“Minhas prioridades são saúde, educação e segurança. A saúde é a base. Como uma pessoa doente pode estudar? Não dá para ver a realidade de um hospital importante como esse e ficar de braços cruzados. Precisamos fazer algo para oferecer um serviço com uma resolutividade bem maior. Vi pessoas internadas há várias semanas esperando uma cirurgia. É preciso por um basta nesta situação”, destacou Styvenson.

Senador Styvenson e Herbênia Ferreira diretora do HRTM – foto: assessoria

A equipe técnica do hospital, que recebeu o senador, falou da importância da presença do parlamentar para conhecer a realidade com a qual eles se deparam todos os dias. As necessidades vão desde a compra de um novo aparelho de raio X a uma reforma geral na infraestrutura do prédio.

“A sua presença aqui nos dá a esperança de que vamos conseguir oferecer uma significativa melhoria na assistência aos pacientes atendidos pelo SUS. Este hospital é de referência para toda a região e chega a atender até pacientes de cidades do Ceará”, destacou a diretora do hospital, Herbênia Ferreira.

UFERSA

Após a visita ao hospital Tarcísio Maia, Styvenson foi recebido na Ufersa pelo reitor José Arimatea, professores, servidores e alunos. Na visita técnica, o senador foi apresentado aos projetos desenvolvidos pela Universidade Federal Rural do Semiárido, que começam a ganhar destaque no Rio Grande do Norte e passaram a ser referência internacional devido à excelência dos serviços oferecidos.

O senador percorreu o campus, visitou as instalações do Departamento de Medicina e acompanhou aulas práticas com simuladores. “É muito bom ver a qualidade do trabalho que é realizado aqui. Dá gosto investir numa universidade em que vemos a otimização dos recursos, a vontade de trabalhar da equipe e o cuidado com os equipamentos adquiridos”, elogiou o senador.

Visita à UFERSA contou com comitiva de professores; ao centro Arimatea Matos, reitor da instituição – foto: assessoria

Para o reitor da Ufersa a visita do parlamentar foi fundamental. “A sua vinda aqui, Styvenson, é uma prova da sua coerência. Poder lhe mostrar na prática o que estamos fazendo com os recursos que chegam, é muito importante para nós. Precisamos de um Núcleo de Práticas Jurídicas e de uma Clínica Médica dentro da universidade para ampliar nosso serviço para a população”, informou o reitor, que também levou o senador para conhecer a central de segurança da universidade, hoje com 837 câmeras.

De acordo com José Arimatea, depois que o serviço de monitoramento foi instalado, o índice de ocorrências caiu a quase zero. “Esse sistema poderia ser compartilhado com outras instituições, para melhorar a segurança em toda a cidade”, avaliou Styvenson Valentim.

Palestra

O senador ainda proferiu a palestra “Senado, o que você quer saber? A política na visão de quem nunca foi político”. No encontro com os universitários, Styvenson falou dos desafios que vem enfrentando em seus oito meses de mandato.

“No período da campanha eu não vim pedir votos aqui. Mas hoje estou aqui para pedir para vocês participarem do mandato, para fiscalizarem. Eu vim do mundo militar e lá funciona assim: cumpra-se! É hora de executar. Sou novo no Senado, mas presto atenção em tudo. Uma ideia boa tem de ser reproduzida e o que é ruim precisa ser eliminado. Eu vim para Mossoró para ver, na pratica, como as coisas funcionam. Quando eu mandar uma emenda para cá preciso da ajuda de vocês para fiscalizarem cada tijolo”, estimulou o senador.

No domingo, Styvenson Valentim participou de atividades comunitárias em bairros periféricos da capital potiguar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *