22 ago 2019

Respiramos todos um só ar

Via Instagram @RicardoStuckert

Precisamos refletir sobre o que temos feito com o meio ambiente. Até quando vamos queimar as nossas florestas? Até quando vamos deixar de ver a importância de todos os povos que nela vivem? Até quando vamos deixar os animais morrerem? Até quando vamos aceitar tanta destruição?

O verde que você vê nesta imagem é a cor da vida. Não pode ser cinza, não pode ser preto. Nesta maloca, vivem índios isolados que dependem da floresta para sobreviver. Dela tiram as plantas medicinais, a água para beber, o alimento. E assim como eles, temos os ribeirinhos, seringueiros. São os povos da floresta. Esta floresta que precisa esta viva para que nós tbm possamos viver.

Reproduzo aqui as palavras do cacique Raoni, líder da etnia Kayapó:

“Se o homem continuar a destruir a terra, os ventos voltarão com mais força… não somente uma vez… mas várias vezes… cedo ou tarde. Esses ventos vão nos destruir. Respiramos todos um só ar, bebemos todos a mesma água, vivemos todos em uma só terra. Nós devemos protegê-la. Aqui, a invasão recomeçou. Os madeireiros e os mineiros à procura de ouro não respeitam a reserva. Nós não temos os meios de proteger essa imensa floresta, da qual somos guardiões por todos. Eu preciso do vosso apoio. E peço antes que seja tarde”, Raoni Metuktire.

#TodospelaAmazonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *