30 ago 2019

Quantos eleitores faltam para Mossoró ter segundo turno?

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. Estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes. Quanto a Mossoró, mantém-se como o segundo município mais populoso do estado com um crescimento da ordem de 13,79%, o que representa um aumento de 35.804 habitantes. Mossoró então conta com estimativa populacional de 295.619 habitantes.

 

A população de Mossoró cresceu, mas e os eleitores? Em julho a cidade fechou com 174.459 mil votantes. Por aqui já existe uma campanha com objetivo de conscientizar a transferência dos títulos de quem vive aqui, mas que não vota em Mossoró. Faltam 25.542 eleitores para a cidade ter segundo turno nas eleições municipais. No modelo de segundo turno o candidato para ganhar deve ter 50% mais um voto ou seja, mais da metade dos votos válidos. O que possibilitaria um maior acirramento político por um lado, mas a certeza de que o eleitor estaria melhor esclarecido das propostas e ideias desses adversários que iriam concorrer num segundo turno.

 

A justiça eleitoral acredita que Mossoró só deverá contar com mais de 200 mil eleitores daqui há quatro anos, o que inviabilizaria a medida já para as eleições de municipais de 2020. Será que o mossoroense adotivo vai transferir seu título? O tempo é quem vai dizer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *