07 abr 2021

Informativo Câmara de Mossoró – Destaques da sessão ordinária de 07/04

Lawrence Amorim parabeniza profissionais  no Dia Mundial da Saúde

Na sessão ordinária desta quarta-feira, o vereador Lawrence Amorim (SD) lembrou o Dia Mundial da Saúde, celebrado hoje, dia 07 de abril, e ressaltou a importância de garantir um melhor sistema de atendimento para a população.

Lawrence parabenizou os profissionais da saúde que trabalham no enfrentamento à Covid-19. “Estamos vivendo um momento difícil com esse vírus que está destruindo famílias e a nossa economia. E hoje é um dia para homenagear os profissionais que estão na linha de frente, trabalhando incansavelmente para ajudar a população”, declarou.

Na homenagem, o parlamentar incluiu todos os profissionais que trabalham direta e indiretamente nos hospitais e clínicas, como maqueiros, pessoal da limpeza, enfermeiros e médicos.

Saúde Mental

Lawrence Amorim também lembrou a necessidade da ampliação do atendimento dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde mental, como psiquiatras e psicólogos. “Estamos vendo muitas pessoas adoecerem mentalmente por causa da pandemia. São muitos casos de depressão. O poder público precisa buscar um melhor atendimento para essas pessoas”, completou.

Nico Fernandes faz apelo para que atendimento bancário seja desburocratizado

Preocupado com a aglomeração nos Bancos, principalmente nos dias de pagamento do auxílio emergencial, o vereador Nico Fernandes (Cidadania) fez um apelo, na sessão ordinária desta quarta-feira, 07, para que o atendimento aos idosos seja facilitado e feito de forma não presencial quando possível.

Para exemplificar o risco que os idosos correm nas filas de atendimento bancário, o vereador citou uma situação vivida pela própria mãe que teve o cartão da aposentadoria bloqueado e precisou ir presencialmente ao banco para resolver o problema.

“É um risco muito grande aos idosos. É preciso que a burocracia nos bancos diminua, especialmente neste período de pandemia, para preservar a saúde dos aposentados”, defendeu Nico.

Segurança

O parlamentar também solicitou, durante a sessão, que a Prefeitura de Mossoró recupere o calçamento da avenida que liga a UERN ao conjunto Geraldo Melo.

De acordo com Nico Fernandes, o estado da via está forçando os motoristas a trafegarem em uma velocidade muito baixa e facilitando a ação dos bandidos. “Peço também que a guarda municipal complemente a segurança na região, com rondas regulares”, finalizou.

Marleide Cunha destaca papel do SUS no enfrentamento à pandemia

No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira, 07 de abril, a vereadora Marleide Cunha (PT) destacou o papel do SUS no enfrentamento à Covid-19. A parlamentar ressaltou que mesmo com todas as dificuldades, o SUS é o maior responsável por garantir o atendimento da população durante a pandemia no Brasil.

“É o Sistema Único de Saúde que garante a imunização, que contrata profissionais de saúde e que equipa hospitais. No Brasil, mesmo com a diminuição de recursos que o SUS enfrenta, é ele que está salvando os brasileiros”, afirmou.

Marleide também se solidarizou com as famílias das mais de quatro mil vítimas do coronavírus, que faleceram nas últimas 24 horas e se mostrou preocupada com o aumento das mortes.

Vacinação

O texto base aprovado ontem, pelos deputados federais, também foi motivo de preocupação da vereadora. “O Governo Federal vai autorizar a compra de vacinas não autorizadas pela ANVISA. Isso é preocupante. A vacina deve ser adquirida e distribuída pelo Governo, para garantir a imunização daqueles que mais precisam primeiro, dos grupos de risco e grupos prioritários”, disse.

Marleide finalizou o pronunciamento cobrando, mais uma vez, a vacinação dos profissionais da educação para a volta das aulas presenciais de forma segura.

 Larissa Rosado transmite apelo dos professores celetistas de Mossoró

A Câmara Municipal de Mossoró realizou, na quarta-feira, 07, mais uma sessão ordinária no sistema remoto. Durante os debates, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) usou o pequeno expediente para expor uma reivindicação dos professores celetistas ligados à prefeitura de Mossoró. De acordo com as queixas da classe, desde o começo do ano, alguns dos direitos trabalhistas não estão sendo respeitados pela municipalidade.

Segundo informações repassadas pelos próprios professores, eles ainda não receberam o terço de férias e o décimo terceiro salário no mês de aniversário. “O que mais surpreende é o fato do próprio prefeito Allyson ter assumido, via redes sociais, o compromisso de realizar todos esses pagamentos, e isso não aconteceu”, acrescentou a vereadora.

Doações

As notícias de que a Federação do Comércio estaria promovendo a doação de cestas básicas direcionadas a alguns setores de serviços em Natal despertou a atenção da vereadora Larissa Rosado, que quer que a ação também seja realizada em Mossoró. “Pensando nesta possibilidade, resolvi procurar os dirigentes da entidade e recebi resposta positiva para beneficiar alguns trabalhadores que enfrentam dificuldades no momento”, comentou. A proposta seria para profissionais que atuam como garçons, copeira, cozinheiro e auxiliares, entre outros do setor de serviço.

A vereadora conversou com os dirigentes Marcelo Queiro e Marcelo Rosado, que se prontificaram em estender essa ajuda. Para facilitar a campanha, Larissa sugeriu que a prefeitura de Mossoró possa definir locais para receber as doações.

Omar Nogueira comemora retomada das obras do Hospital da Mulher e cobra pagamento dos servidores do Tarcísio Maia

A questão da assistência médica na saúde pública, em Mossoró, foi tema de debate durante o grande expediente da sessão remota da quarta-feira, 07, na Câmara Municipal. O vereador Omar Nogueira (Patriota) levantou questões relacionadas à construção do Hospital da Mulher e ao atraso salarial de servidores do Hospital Regional Tarcísio Maia.

A primeira informação comentada pelo vereador traz um alento para os mossoroenses, em particular o público feminino. “Depois que eu fiz uma visita ao Hospital Parteira Maria Correia, o hospital da Mulher, recebi a informação de que a obra de construção da sede própria será retomada depois de dois anos de paralisação”, informou Omar.

Dando continuidade ao pronunciamento, o vereador também questionou o atraso no pagamento dos médicos que atendem no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). “Conversei com alguns médicos e fui informado que estão com salários atrasados”, disse o vereador.

O atraso já atinge os meses de janeiro, fevereiro e março. “Lamento que a governadora Fátima Bezerra tenha esse tipo de atitude, principalmente com uma categoria que se encontra na linha de frente no combate ao coronavírus”, afirmou. O vereador pede que a governadora, que ouviu sua cobrança em relação ao Hospital da Mulher, também resolva essa questão e coloque em dia o pagamento em atraso dos profissionais médicos.

Pleitos

Mais dois pleitos foram apresentados pelo vereador Omar Nogueira, na sessão de hoje. Um deles diz respeito aos caixas de supermercados, que mais uma vez solicitaram a inclusão da categoria entre os grupos preferenciais de vacina.

A outra solicitação veio dos proprietários de lanchonetes situados no Mercado Central, que hoje só estão autorizados a entrar no ambiente a partir das 08h30min. Os proprietários solicitaram que o acesso seja liberado em um horário mais cedo, já que precisam preparar a alimentação do café da manhã e do almoço de vários comerciantes.

Zé Peixeiro renova cobrança pela construção de passarelas em Mossoró

O vereador Zé Peixeiro (PP) solicitou mais uma vez a construção de passarelas no Complexo Viário do bairro Abolição. O pedido foi feito durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 07 de abril. O vereador, que já viajou a Brasília para solicitar recursos para a construção das passarelas junto à direção geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), se mostrou preocupado com a segurança das pessoas que precisam atravessar a BR que cruza Mossoró.

Zé Peixeiro lembrou que cidades como Macaíba e Parnamirim já possuem esse benefício. “Essa obra trará mais segurança para os pedestres que precisam, diariamente, fazer essa travessia e hoje são obrigadas a dividir o espaço com os carros e motos, colocando suas vidas em risco”, destacou.

Buscando melhor fluidez para o trânsito no perímetro urbano e rural de Mossoró, o vereador propõe estudos que viabilizem a interligação entre a Rua João Cordeiro, no bairro Barrocas, na zona norte, até a BR-110, zona leste de Mossoró.

Essa rodovia é a principal área de escoamento da produção de sal de Areia Branca. O objetivo do vereador é evitar, com a interligação, que carros pesados trafeguem pela área central de Mossoró. Com esse mesmo objetivo, Zé Peixeiro também propõe interligar as BRs 304 e 110, passando pelas comunidades de Cajazeiras e Passagem de Pedra, no trecho conhecido como a Estrada do Óleo.

Por fim, o parlamentar sugeriu estudos para conclusão da estrada do Melão que, além de escoar o produto, também poderia servir para fomentar o turismo rural, com a extensão da via até o Abolição IV.

Novo mercado

O vereador Zé Peixeiro também solicitou a construção de um novo mercado na cidade de Mossoró. A ideia é criar um espaço para a comercialização de pescados. O vereador, inclusive, já conversou com o prefeito Allyson Bezerra, que se mostrou interessado na proposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *