07 maio 2021

Fórum Estadual dos Servidores e Governo do RN se reúnem nesta sexta-feira, 7

O Fórum Estadual dos Servidores irá se reunir com o governo do Estado na manhã desta sexta-feira (07/05), de maneira remota, respeitando as normas sanitárias em virtude da pandemia. O encontro está marcado para às 10h30 e a expectativa é que o governo defina como será o pagamento das folhas salariais atrasadas dos servidores públicos do Estado.

Na última reunião, o Fórum dos Servidores apresentou um documento ao governo em que afirma que não negociará o parcelamento do pagamento e que defenderá que a dívida seja quitada imediatamente e integralmente para todos os servidores.

Porém, em reunião recente o Fórum dos Servidores ouviu do governo que não há planos para pagar o 13° por completo neste mês de maio, e que vai mais uma vez vai protelar a dívida, restando a conclusão do pagamento para novembro deste ano. A folha atrasada de dezembro de 2018 não foi mencionada pelo governo. Ainda não havendo qualquer previsão para que a dívida seja quitada com os servidores públicos.

Folhas atrasadas pelo Estado

O governo do RN ainda acumula dívida com seus servidores ativos, aposentados e pensionistas de duas folhas salariais, referentes ao mês de dezembro e 13° salário de 2018, que foi pago em parte no mês de janeiro. O Fórum dos Servidores defende a imediata quitação do 13° de 2018, como também do salário referente a dezembro de 2018.

Ou seja, o Fórum cobra o pagamento integral da dívida do Estado com os seus servidores. Além disso, os sindicatos também defendem que o Estado tem a obrigação de pagar a dívida com correção monetária, pois há defasagem dos valores por causa da inflação acumulada em mais de dois anos; pagamento de juros como forma de compensação à longa espera; e incentivos fiscais baseados em políticas públicas para amenizar ou extinguir os efeitos severos criados após o atraso salarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *