23 fev 2021

Finalmente Prefeitura de Mossoró formaliza novo comitê de enfrentamento à Covid-19

Na sexta-feira passada, dia 19/02 a Prefeitura de Mossoró lançou uma nota à imprensa informando sobre reunião do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus – Covid-19, mas naquele momento não havia ainda a formalização deste grupo que tem objetivo de “estabelecer e divulgar ações de prevenção à transmissão do vírus”.

Apesar desta reunião na semana passada, naquele momento nenhuma medida foi adotada, seguindo ou não recomendações do comitê científico do Estado ou mesmo do novo decreto do Governo do RN que, por exemplo, pede o fechamento de bares e restaurantes após às 22h.

Desde o início da gestão Allyson Bezerra não existia a concretização deste comitê, necessário para sequência de decisões frente a Pandemia.

A formalização do comitê aconteceu nessa segunda-feira, dia 22/02, por meio de decretos no JOM – Jornal Oficial de Mossoró nº 5.598. Já a portaria n° 706 definiu a indicação de nomes para compor o comitê. Secretários, especialistas e representantes de classe fazem parte do grupo.

“A ideia deste comitê formado de maneira plural é melhor dialogar com a sociedade e encontrar caminhos em que possamos enfrentar a Covid-19 e também fazer com que a economia do município não pare”, disse o Consultor Geral Humberto Fernandes.

Formação

O Comitê é composto pelo prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, a secretária municipal de Saúde Morgana Dantas, a secretária municipal de Educação Hubeônia Alencar, além dos seguintes membros: Secretário Chefe de Gabinete Kadson Eduardo; secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito Thiago de Oliveira Fernandes Pinto; secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Franklin Filgueira; o Procurador Geral do Município Raul Santos e ainda, Ivaneuma Fernandes diretora da Vigilância à Saúde, Andrea Taborda Ribas da Cunha e Jennifer do Vale e Silva, representantes da comunidade científica, bem como, Michelson Frota e Stênio Max Fernandes, ambos representantes do setor empresarial mossoroense.

Reuniões

De acordo com o executivo municipal, o Comitê se reunirá periodicamente para avaliar as ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e nesta semana deverá analisar e concluir o Protocolo Sanitário Municipal.

Nas primeiras medidas publicadas no JOM n°602A de 22 de fevereiro, duas medidas são adotadas de imediato: a extensão do prazo para 60 dias de validade das receitas médicas para aquisição de medicamentos pelos pacientes com doenças crônicas, afim de reduzir a frequência dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde; e priorização do atendimento e a testagem de pessoas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Reunião entre o Consultor Geral do município e a Vigilância à Saúde. Foto: Allan Phablo (SECOM)
JOM 22 de fevereiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *