22 jun 2019

Famílias Alves e Maia continuam controlando empresas de comunicação no RN; mais uma rádio é confirmada

Mesmo sem presença de peso – com funções eletivas – na política o Rio Grande do Norte, continua a forte demarcação dos grupos familiares Alves e Maia controlando os principais veículos de comunicação do estado.

José Agripino Maia e família seguem no comando da TV Record (Tropical), Radio Mix FM, CBN NATAL e outras rádios pelo interior do RN. Do outro lado, a família Alves segue controlando jornais como a Tribuna do Norte, parte da InterTV Cabugi e rádios pelo interior do estado.

Como é comum nestas famílias, os Alves e Maia possuem ainda uma rede de “colaboradores” espalhados por diversos outros veículos que não são de propriedade expressa dos grupos. Com esse poder ao longo de décadas, os políticos influenciam em parte na formação da opinião dos potiguares, podendo incrementar positivamente a imagem de seus aliados políticos e quem sabe até uma verdadeira desconstrução da imagem pública de seus adversários.

Sobre este assunto a novidade agora, além da Radio de notícias nacional (CBN) controlada pela família Maia, chega uma outra e importante rede nacional de notícias pelas mãos dos Alves. A Radio Band News FM começa a operar no Rio Grande do Norte com as bençãos do ex-ministro e ex-deputado Federal Henrique Alves. É possível que a potência destes espaços midiáticos possam ser utilizados para influenciar as eleições de 2020.

É certo que as famílias dos Alves e Maias que foram derrotadas nas urnas em 2018, continuam muito influentes no quarto poder (mídia). Nos corredores do poder, quem estiver na reta de oposição a estes grupos, deve se cuidar de forma redobrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *