19 jul 2021

Eleições 2022: Nomes ao Governo do Estado e disputa interna pelo Senado Federal

Nas eleições gerais de 2022 teremos pelo menos dois nomes disputando o Governo do Estado: Fátima Bezerra (PT) e Benes Leocádio (Republicanos).

Fátima é candidata natural a reeleição. A chefe do executivo estadual tem afirmado que apenas no próximo ano vai falar sobre o pleito, no entanto, tem mantido reuniões com as bases políticas na capital e interior do RN. Seu principal discurso é de ter buscado equilíbrio financeiro do RN.

Os apoiadores de Bolsonaro no Rio Grande do Norte ainda não contavam com certezas sobre a disputa ao executivo estadual. A dúvida era sobre os dois principais nomes aliados politicamente do Presidente, porém com constantes embates nos bastidores. Rogério Marinho (sem partido), Ministro do desenvolvimento regional e Fábio Faria (PSD), Ministro das comunicações.

Rogério, que deverá priorizar sua candidatura ao Senado Federal, apadrinhou Benes Leocário (Republicanos), Ex-prefeito de Lajes e agora Deputado Federal, para disputar o Governo do Estado. Benes foi o Federal mais bem votado em 2018 com 125.841 sufrágios.

Fábio também quer ser Senador e parece estar sendo colocado de lado pelo Presidente Bolsonaro, que deixa a entender a preferência por Rogério ao Senado.

Fábio Faria é lembrado pelo servidor público do RN por causa de seu pai Robinson Faria (PSD), ex-governador do RN (2014 – 2018) que usou completamente o fundo previdenciário do Estado e ainda deixou 4 folhas salariais completas atrasadas em 2018, algo em torno de 1 Bilhão de reais que ainda não foram pagas completamente pela gestão Fátima.

Num ano como este que não temos eleições, cada político atua para levar ao conhecimento da população seu trabalho. Basta ver que em junho deste ano tanto Fábio quanto Rogério cumpriram agendas no RN. É a máxima “Quem não é visto, não é lembrado” no sentido prático.

O que é externado neste momento é Fátima X Benes, mas por trás vemos Lula X Bolsonaro. A polarização em nível nacional vai ditar o “debate” político de 2022 aqui no RN.

No Senado a disputa de uma cadeira do Legislativo Federal tem como personagens Jean Paul Prates (PT), buscando reeleição; Carlos Eduardo Alves (PDT), ex-prefeito de Natal e os dois aliados do Presidente da República, os Ministros Rogério Marinho versus Fábio Faria.

Por enquanto nomes novos não surgiram neste tabuleiro político Potiguar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *