07 dez 2021

Vereadores de Mossoró oficializam apoio à autonomia financeira da UERN

Em reunião da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern, nessa segunda-feira (06/12), na Câmara Municipal de Mossoró, vereadores e vereadoras assinaram documento em apoio à autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Projeto nesse sentido, de autoria do Governo do Estado, tramita na Assembleia Legislativa.

A declaração de apoio dos parlamentares de Mossoró será oficializada ao Legislativo Estadual, conforme definido na reunião da Frente, presidida pelo vereador Francisco Carlos (PP) e que congregou diversos segmentos em defesa da autonomia financeira da Uern.

A reitora da universidade, Cicília Maia, detalhou como funcionará a autonomia. Representando a governadora Fátima Bezerra, o diretor da 12ª Direc, Jadson Arnold, reafirmou o interesse do Governo na aprovação do projeto. A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, também destacou a importância da autonomia para o fortalecimento da Uern.

Ganho de eficiência

A independência financeira possibilitará execução orçamentária pela própria universidade. Hoje, despesas básicas, como água e energia e investimento em pesquisa, são pagas pelo Governo. Com a autonomia, a Uern receberia duodécimo do Estado, como outras universidades.

“Foi muito positiva a reunião da Frente em Defesa da Uern. Parlamentares e a sociedade civil representada assinaram um manifesto de apoio ao projeto de autonomia financeira e o pedido dirigido aos deputados e deputados do RN, para que aprovem o projeto enviado pela governadora Fátima Bezerra”, avalia o vereador Francisco Carlos.

Vereadores e outros apoiadores de documento em favor da autonomia financeira da universidade (foto: Edilberto Barros/CMM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *