06 out 2021

Vereador de Mossoró sugere criação do “Dia do Pipeiro”

Na sessão ordinária da Câmara de vereadores de Mossoró desta quarta-feira (06/10) entre as 120 propostas apresentadas de indicações, projetos de lei, requerimentos e vetos, tem uma que chamou atenção.

O vereador Zé Peixeiro (PP) apresentou projeto de lei estabelecendo o 15 de novembro como “Dia do Pipeiro” que é o motorista de caminhão pipa.

Carros pipa estacionados em município do Piauí – foto: Exército brasileiro

Em sua justificativa o parlamentar escreveu:

“O presente Projeto de Lei tem por objetivo homenagear todos os trabalhadores que transportam água em caminhões pipas que é utilizado em uma diversidade de funções como irrigação, limpeza de pavimentos asfálticos, controle de poeira, terraplenagem, lavagem de ruas, abastecimento de água, entre outras.

Embora não seja uma profissão regulamentada nacionalmente e valorizada, o trabalho de transportar água, através do carro pipa para as zonas rurais, para os mais carentes, para o povo mais pobre, é de extrema necessidade para aqueles que precisam da água para sobreviver, seja no banho, no preparo do comer, para alimentar os animais, e assim por diante, levando vida em forma de água para centenas de famílias que muitas vezes não tem acesso a água potável.

A aprovação deste projeto pelo Câmara Municipal seria uma justa homenagem a estes milhares de brasileiros que trabalham de sol a sol para que tenhamos água de qualidade.

Essa categoria de trabalhadores submete-se a uma jornada de trabalho não só penosa, como exaustivo, em função das condições em que é exercida.

Para homenagear estes valorosos brasileiros e brasileiras, solicito o apoio dos nobres vereadores para que aprovemos o projeto de lei”.

O Projeto de lei segue para análises das comissões temáticas do legislativo mossoroense.

Zé Peixeiro apresenta proposta do dia do Pipeiro – foto: CMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *